A igreja da Mexilhoeira da Carregação, que foi inaugurada a 07 de outubro de 2001, celebra 25 anos em 2026, mas o programa festivo vai arrancar no próximo domingo, 05 de outubro, e prolongar-se durante um ano.
O vicariato da Mexilhoeira da Carregação explica que “mais do que uma efeméride, este Jubileu será uma oportunidade para recordar a história, valorizar a fé e fortalecer os laços comunitários”. “Ao longo de um ano inteiro, o Vicariato promoverá um programa diversificado de iniciativas religiosas, culturais e comunitárias, procurando envolver todos – paroquianos, vizinhos, visitantes e amigos da região – nesta caminhada de gratidão e esperança”, refere aquela comunidade em comunicado.
No domingo, as celebrações terão início, às 16h, com a celebração da Eucaristia e, às 17h30, com um concerto da Sociedade Filarmónica Silvense, de entrada livre, também na igreja. “Celebrar 25 anos da Igreja Nova significa celebrar 25 anos de histórias de vida, de fé partilhada e de crescimento comunitário. O Vicariato deseja que este Jubileu seja vivido não apenas dentro das suas paredes, mas que se torne um marco para toda a comunidade local e para o concelho de Lagoa, como sinal de unidade, tradição e futuro. Por isso, o Concerto de Abertura é de entrada livre e todos são convidados a participar – famílias, jovens, idosos, habitantes locais e visitantes – para, em conjunto, dar início a um ano jubilar que se prevê memorável”, acrescenta a informação.
A organização explica ainda que o Jubileu dos 25 anos da igreja “é também tempo de memória”. “O Vicariato não esquece o Padre Domingos da Silva Fernandes (1941–2019), sacerdote que esteve intimamente ligado à criação e inauguração da Igreja Nova da Mexilhoeira da Carregação. O seu testemunho de fé, dedicação pastoral e proximidade às pessoas permanece vivo na memória da comunidade. Recordar os 25 anos desta Igreja é também homenagear quem, com visão e empenho, ajudou a erguer este espaço de encontro e oração”, concretiza.










