Quinze professores dos 27 que este ano estão no Algarve a lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realizaram hoje o compromisso para a sua missão, sendo depois enviados com uma bênção pelo assistente do Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve.

“A Igreja confia-vos a missão de serdes educadores cristãos, na modalidade específica do ensino religioso escolar. (…) E fá-lo, na certeza de assim prestar também um serviço imprescindível á educação integral dos alunos”, afirmou o padre Pedro Manuel na celebração que teve lugar na capela do Seminário de Faro.
O sacerdote esclareceu que a “bênção de Deus” não é para dar sorte, mas para saberem que “no caminho da vida haverá dias ótimos e dias péssimos, mas serão todos dias de Deus” e advertiu que o trabalho daqueles docentes “é uma grande bênção para a escola, mas é uma grande responsabilidade para cada um”.

No encontro que precedeu a celebração, exortou os professores a levar os valores cristãos e a esperança onde habitualmente não estão presentes. “[É preciso] transformar o ambiente onde nos encontramos como fermento na massa”, afirmou, realçando que “muitas escolas são transformadas pelo testemunho da presença” daqueles educadores que disse serem “chamados a iluminar”.
“Não é catequese, é leitura da vida com valores cristãos e darmos aos alunos valências para serem melhores pessoas a partir dos valores cristãos. Ainda que a escolha final do caminho de vida seja dos alunos”, sustentou o sacerdote que citou vários trechos da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé para a Semana Nacional da Educação Cristã que teve início no passado dia 05 deste mês e que amanhã termina.

Luís Perpétuo Martins, do Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar (SDPE), informou que o Algarve estará representado no Jubileu do Mundo Educativo, de 27 deste mês a 02 de novembro, em Roma. Aquele responsável lembrou o Jubileu Diocesano daquele setor a realizar em Loulé no próximo dia 23 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», informou que o Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário decorrerá a 17 e 18 de abril e referiu-se aos novos manuais.

No encontro foi ainda pensado o espaço e os moldes para os encontros de alunos de EMRC e dadas informações relativas à Semana Nacional da disciplina.
O SDPE tem como objetivos para este ano a “promoção, dinamização e participação em celebrações e comemorações jubilares a nível diocesano: Jubileu dos Professores e Mundo da Educação; “continuar e aumentar a realização de tempos fortes de espiritualidade: Retiro para professores católicos”; “promover o encontro de alunos e professores em contexto de Sinodalidade e de Comunhão: Encontros Diocesanos de EMRC”; e “desenvolver uma campanha de matrículas concertada nas escolas e paróquias”.