A primeira parte do jogo foi pautada por algum equilíbrio. Teve de se esperar até aos 18’ para se ver uma ocasião de golo, quando Ricardo Batista foi surpreendido pelo remate traiçoeiro de André Santos. Aos 27’ o Sporting inaugurou o marcador após uma boa jogada de entendimento entre João Pereira e Hélder Postiga, com este a cabecear para o fundo da baliza a bola devolvida pelo desafortunado Maurício. O defesa do Olhanense afastou a bola mas esta encontrou Postiga, que não enjeitou a hipótese de marcar. Depois, e com mais intensidade a partir dos 35’, só deu Olhanense. Djalmir podia ter feito bem melhor na sequência de um cruzamento perfeito de Jorge Gonçalves, mas o remate saiu fraco e ao lado. Aos 41’, o remate em arco de Ismaily saiu ligeiramente ao lado.
Na segunda parte, o Sporting entrou melhor e ampliou a vantagem aos 63’ por Hélder Postiga. Porém, o Olhanense reagiu à desvantagem e igualou o marcador em cinco minutos electrizantes. Nuno Piloto deu o aviso, aos 64’, quando se isolou na área sem, no entanto, dar a melhor sequência ao lance. Dois minutos depois, Ismaily combinou bem com Djalmir e reduziu para 1-2. Aos 68’, Jorge Gonçalves cruza e Daniel Carriço, desastrado, atirou para a própria baliza. Esperava-se que o Olhanense, empolgado com a recuperação, procurasse o terceiro golo mas não houve mais jogadas dignas de registo, a não ser um remate de Postiga perto do final do jogo.
O empate acaba por ser justo. Penaliza demasiado o Sporting que descansou sobre a vantagem, mas premeia a garra do Olhanense, que não baixou os braços perante uma derrota anunciada.
Estádio José Arcanjo – Olhão – 12 de Fevereiro de 2011
SPORTING CLUBE OLHANENSE
51 – Ricardo Batista
5 – Maurício
6 – Nuno Piloto
7 – Ismaily
11 – Djalmir
13 – Carlos Fernandes
16 – Rui Duarte
18 – João Gonçalves
19 – Jorge Gonçalves
30 – Mexer
65 – Fernando
SUPLENTES
1 – Bruno Veríssimo
4 – André Micael
10 – Lulinha
14 – Cadu
17 – Adilson
27 – Suárez
99 – Yontcha
Treinador – Dauto Faquirá
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
1 – Rui Patrício
2 – Torsiglieri
3 – Daniel Carriço
6 – Pedro Mendes
8 – Maniche
15 – Valdes
5 – Evaldo
23 – Hélder Postiga
26 – André Santos
47 – João Pereira
77 – Simon Vukcevic
SUPLENTES
16 – Tiago
4 – Polga
– Salomão
9 – Carlos Saleiro
14 – Matias Fernandez
21 – Zapater
80 – Cristiano
Treinador – Paulo Sérgio
Árbitro – Olegário Benquerença
Momentos do Jogo
1.ª Parte
13’ – Remate fraco de Rui Duarte, a sair ao lado da baliza de Rui Patrício;
!18’ – Grande defesa de Ricardo Batista. André Santos remata de fora da área e a relva quase trai o guarda-redes do Olhanense.
19’ – Remate de Carriço, a bola desvia num jogador do Olhanense mas sai ao lado da baliza de Ricardo Batista.
21’ – Cartão amarelo para Mexer.
!27’ – GOLO do Sporting. Boa jogada entre João Pereira e Postiga, este cruza para o interior da área, onde Maurício, infeliz, afasta a bola para o sítio onde surge o número 23 dos leões a inaugurar o marcador.
30’ – Cartão amarelo para Carlos Fernandes.
34’ – Cartão amarelo para Evaldo.
!35’ – Grande oportunidade de golo para o Olhanense! Cruzamento de Jorge Gonçalves e Djalmir remata ao lado.
38’ – Substituição no Sporting, sai Valdes, entra Cristiano.
!41’ – O Olhanense esteve muito perto do empate! Ismaily surge pela direita e remata em arco mas a bola sai perto do poste. Patrício estava batido…
44’ – Jorge Gonçalves responde, de cabeça, a um canto de Rui Duarte mas Patrício agarra a bola com segurança.
45’ – Confusão na área do Sporting. A defesa leonina não consegue afastar a bola mas o Olhanense não aproveita para criar perigo.
2.ª Parte
46’ – Substituição no Sporting, sai Vukcevic, entra Matias Fernandez;
4.860 espectadores no Estádio José Arcanjo.
52’ – Remate forte de Fernando Alexandre à figura de Patrício.
56’ – Cartão amarelo para Hélder Postiga.
59’ – Cartão amarelo para Rui Patrício.
!61’ – Contra-ataque perigoso do Sporting mas Postiga falha o remate.
!63’ – GOLO do Sporting. Postiga desmarca-se no limite do fora-de-jogo e bisa.
64’ – Nuno Piloto surge isolado mas cruza torto e forte, para fora.
!66’ – GOLO DO OLHANENSE. Ismaily surge isolado e remata forte sem hipóteses para Patrício.
67’ – Substituição no Olhanense, sai Rui Duarte, entra Lulinha.
!68’ – GOLO DO OLHANENSE. Cruzamento de Jorge Gonçalves e Carriço desvia para a sua própria baliza, traindo Patrício.
72’ – Cartão amarelo para Nuno Piloto.
75’ – Cartão amarelo para Carriço.
76’ – Cruzamento de Carlos Fernandes, Maurício amortece para Djalmir, mas este não chega à bola.
78’ – Substituição no Sporting, sai André Santos, entra Saleiro.
80’ – Expulsão para Paulo Sérgio, treinador do Sporting.
84’ – Cartão amarelo para João Gonçalves.
85’ – Cartão amarelo para Saleiro.
86’ – Substituição no Olhanense, sai Ismaily, entra Cadu.
87’ – Remate muito perigoso de Postiga, ao lado.
90’ – Substituição no Olhanense, sai Djalmir, entra Adilson.
91’ – Remate de Maniche, por cima da barra.
93’ – Cartão vermelho para Adilson, a castigar entrada violenta sobre Torsiglieri.