Na homilia da Eucaristia de encerramento do ano jubilar do cónego Gilberto Santos, o pároco de Albufeira explicou que também aquela terra “sonhou ter um Carmelo”. “Estou numa terra que também sonhou ter um Carmelo, em Albufeira, na Senhora da Orada. Começou muito bem mas não continuou tão bem”, afirmou, implorando “que as bênçãos do céu” caiam sobre Albufeira e que “aquele espaço pequenino, que outrora foi tão célebre possa vir a ser aquilo que um dia se sonhou ser”.
O sacerdote lembrou, a propósito, que o Santuário da Senhora da Orada, foi em tempos “um dos maiores centros de oração e de peregrinação do Algarve”.
Recorde-se que as irmãs Carmelitas Descalças têm apenas uma comunidade no Algarve, concretamente no Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão (concelho de Faro).
Samuel Mendonça