Na segunda parte, o padre Victor proporcionou um concerto intimista em acústico, com alguns covers – como o tema “Voar” de Tim e Rui Veloso – que serviu para a apresentação, no Algarve, do álbum “Palavras”, o primeiro do sacerdote cantor de 35 anos, que é também pároco e professor em Torre de Moncorvo.
O disco de estreia, editado em 2009, conta com 11 temas originais, escritos e compostos pelo próprio padre Victor, tendo o single “Palavras” integrado a banda sonora da novela "Sentimentos" da TVI. Conhecido pela sua participação em diversos programas televisivos, foi ainda foi ainda o autor do Hino da Associação Acreditar no Natal de 2011.
Acompanhado por mais dois músicos, um na guitarra e outro na percussão, o sacerdote, que interagiu ao longo de toda a atuação com o público na plateia e com os membros do coro do Colégio Nossa Senhora do Alto que quis manter no palco, interpretou temas como “Palavras”, “Sei lá (onde errei)”, “Sigo o teu caminho”, “Tempo (de ir e voltar)” ou “Debaixo do céu (noutro lugar)” e revelou ainda o tema “Encontrar-te” do novo single que sairá esta semana e que fará parte do seu segundo álbum.
Natural de Cujó, Castro Daire, o padre Victor decidiu abraçar a música pop como forma de complementar a sua missão junto da comunidade e para chegar aos fiéis e a todos que o queiram ouvir.
Em declarações ao FOLHA DO DOMINGO e Agência Ecclesia, o sacerdote cantor afirma que pretende “passar uma mensagem positiva e de esperança às pessoas” e acrescenta que a música é um “veículo extraordinário para isso”. Reconhecendo que “nem sempre é fácil conciliar as dimensões da escola, paróquias e a música”, explica, contudo, que “a motivação é sempre superior ao cansaço” e que os seus “maiores fãs” são os seus alunos. “O caminho tem sido muito positivo”, ressalva o padre Victor.
O sacerdote aponta ainda as suas inspirações musicais. “Procuro inspirar-me em tudo o que ouço e crio a minha própria música com base nisso e nas influências que tenho”, afirma, destacando os Coldplay e os Linkin Park como a sua fonte de inspiração.
O padre Victor, que brevemente vai atuar no Canadá, no Festival Jota (em Braga) e na Jornada Diocesana da Juventude de Coimbra, anunciou ainda que o novo CD sairá “no final deste ano ou no início de 2013”.
O concerto em Faro foi promovido pelo grupo “Cem Rostos”, uma organização de cristãos das paróquias cidade de Faro, com o apoio do Departamento da Pastoral Social da Diocese do Algarve.
Em Monchique, a iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal e na primeira parte contou com a atuação do fadista algarvio Luís Manhita.