As ordenações que o bispo do Algarve anunciou na Missa Crismal no passado dia 18 de abril vão ocorrer no dia 16 de junho no decurso de eucaristia marcada para as 17h, na igreja São Pedro do Mar, em Quarteira.

D. Manuel Quintas tinha anunciado a ordenação de um novo padre e quatro diáconos permanentes para a Igreja algarvia.

A ordenação sacerdotal será do diácono António Moitinho de Almeida, da paróquia de Santa Maria de Tavira, e as ordenações diaconais serão dos quatro leigos casados: António Valério Costa e João Pontes dos Santos, da paróquia matriz de Portimão, João Chaves dos Santos, da paróquia de Olhão, e Nuno Francisco, da paróquia da Mexilhoeira Grande.

António Moitinho de Almeida, de 32 anos, a estagiar nas paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe, foi ordenado diácono no passado dia 3 de fevereiro. Antes de entrar no Seminário da Diocese do Algarve formou-se como engenheiro civil.

Os futuros diáconos permanentes foram instituídos no ministério dos acólitos em novembro passado, após terem frequentado o Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral realizado pela Diocese do Algarve, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), de 2015 até 2018. Os candidatos ao diaconado permanente têm tido encontros mensais de preparação orientados pelo diretor do CEFLA, o padre Mário de Sousa.

A missão do diácono consiste, antes de mais nada, em ficar consagrado pelo sacramento da Ordem para o serviço do altar, para o serviço da caridade e para o serviço da Palavra.