A Diocese do Algarve realizou no último sábado, dia 14 de maio, na Casa de Retiros de São Lourenço de Palmeiral, um retiro com doentes e cuidadores.

A iniciativa, no âmbito da programação anual proposta e levada a cabo pela comunidade algarvia dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) para aquele espaço, foi promovida pelo padre Nuno Tovar de Lemos, diretor daquela casa, com a colaboração do Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima do Algarve.

O retiro foi orientado pelo padre Luís Gonzaga Nunes, capelão no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) – Unidade de Faro e refletiu sobre três passagens bíblicas.
De manhã a reflexão incidiu sobre a passagem de “O Cego de Betsaida”: Caminhada progressiva na fé e o “O Cego de Jericó,” figura do verdadeiro discípulo.

Depois do almoço a passagem bíblica foi a de “Zaqueu”: Como age o Deus da misericórdia, do Evangelho de São Lucas.

Ainda houve tempo para a recitação do ‘Terço da Saúde’, orientado pelo diácono Rogério Egídio e rezado e meditado por vários doentes e participado por todos.

Estiveram presentes 34 doentes provenientes das paróquias de Boliqueime, Olhão, Quarteira, Santa Bárbara de Nexe, São Luís, São Pedro e Sé de Faro.