Para lembrar a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelas dioceses portuguesas e incentivar os jovens a “ir mais além”, a Fundação JMJ Lisboa 2023 está a oferecer uma réplica da Cruz da JMJ a cada comunidade diocesana.

A da Diocese do Algarve foi apresentada no passado dia 23 deste mês, no encontro que teve lugar em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que presidiu à celebração, desafiou os jovens algarvios a darem-lhe vida. “Esta cruz, agora é a Cruz da JMJ do Algarve. E, por isso, façam dela o que entenderem. Vão, ao longo dos anos, dos tempos, dos eventos, fazendo coisas, gravando coisas, pendurando outras. Ou seja, que ela vá colecionando marcas do tempo, marcas dos eventos. Vão-lhe dando vida porque ela é vida, é luz, é caminho. E nós queremos testemunhar Cristo vivo, por isso que esta cruz seja para os jovens do Algarve esta presença de Cristo vivo no dia a dia das vossas vidas”, afirmou D. Américo Aguiar.

A réplica reproduz fielmente a Cruz Peregrina da JMJ, quer na sua dimensão quer no material de construção, bem como nos elementos que constituem o conjunto – a base em ferro, pintada com o logótipo da JMJ Lisboa 2023 e a placa em metal com as palavras do Papa João Paulo II gravadas.

A réplica da Cruz Peregrina é constituída por um eixo vertical com 3,70m e um eixo horizontal com 1,75m, pesando cerca de 35 quilos.

A produção está a cargo da empresa portuguesa Publipro e o processo de fabrico de cada cruz tem uma duração aproximada de 4 dias, compreendendo o corte, a contra colagem e os acabamentos.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora peregrinaram na Diocese do Algarve de 29 de outubro a 27 de novembro do ano passado, tendo sido a diocese algarvia a primeira das dioceses portuguesas a receber aqueles símbolos da JMJ.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.