O superior geral da Companhia de Jesus, chega amanhã a Portugal para uma visita de cinco dias que começa pelo Algarve.

Pela primeira vez, o padre Arturo Sosa estará em Portugal para conhecer as comunidades jesuítas e as obras apostólicas que integram a missão da Província Portuguesa da Companhia de Jesus. A visita acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, e, para além do Algarve passará por Lisboa, Porto e Braga.

A comunidade algarvia jesuíta de Nossa Senhora da Estrada é composta pelos padres Domingos da Costa, Gonçalo Machado, Nuno Tovar de Lemos e Rui Fernandes e tem à sua responsabilidade as paróquias da Mexilhoeira Grande, de Nossa Senhora do Amparo de Portimão e de Odiáxere.

Em outubro de 2020, a paróquia de Odiáxere foi confiada aos cuidados dos jesuítas, mas a liderança prática da comunidade ficou a cargo de um diácono permanente da Diocese do Algarve, juntamente com a esposa. O conhecimento mútuo com o diácono Nuno Francisco que cresceu na fé e se formou catequética e pastoralmente na paróquia da Mexilhoeira Grande, entregue há 47 anos aos cuidados do padre jesuíta Domingos da Costa, foi determinante para a concretização do projeto de parceria estabelecida entre a diocese algarvia e o instituto religioso.

Amanhã, o padre Arturo Sosa visitará a ‘Aldeia de São José de Alcalar’, uma obra social da paróquia da Mexilhoeira Grande que acolhe idosos que vivem numa espécie de bairro, em pequenas casas particulares e num ambiente comunitário. Atualmente, residem nesta resposta social criada pelo padre Domingos da Costa cerca de 120 idosos. Depois deste primeiro contacto com a obra social dos jesuítas, o padre Arturo seguirá para Portimão, onde presidirá à missa do dia de São Francisco de Xavier na paróquia de Nossa Senhora do Amparo, seguindo-se depois um encontro informal com os paroquianos.