Um grupo de 217 jovens e 60 animadores, dos cerca de 1.000 do Algarve que estão já inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), participaram no último sábado no segundo de três encontros de preparação para aquele acontecimento que terá lugar em Lisboa, de 01 a 06 de agosto deste ano.
A iniciativa, subordinada ao tema “Peregrinação Interior” e promovida pelo Comité Organizador Diocesano para a JMJ e pelo Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, decorreu durante toda a manhã no salão paroquial da Matriz de Portimão, para os jovens das paróquias das regiões pastorais do barlavento e centro, e no salão paroquial de Olhão, para os jovens das paróquias da região pastoral do sotavento.
O encontro em Portimão, participado por 117 jovens e 22 animadores, teve início com uma oração orientada pelo padre Rui Fernandes, seguindo-se uma catequese dinamizada por aquele sacerdote jesuíta e por Joana Encarnação.
No encontro em Olhão, participado por 160 jovens e 38 animadores, a oração foi orientada pelo padre António de Freitas, seguida da catequese da responsabilidade daquele sacerdote e de Raquel Jacob.
Nos dois encontros cada um dos oradores refletiu com os participantes sobre três aspetos: “o que me motiva a ir à JMJ”, “vou para me encontrar com Jesus?” e “JMJ um encontro com Cristo”. Estas mesmas dimensões foram debatidas em grupos de participantes formados por anos de catequese e de animadores. Cada grupo recebeu ainda um círculo em espuma para poder decorar de acordo com o que o espera desta JMJ.
Em Portimão, Joana Encarnação propôs uma dinâmica que consistiu em pedir que cada participante escrevesse num percurso desenhado o que espera da JMJ. Em Olhão, Raquel Jacob pediu aos jovens que exprimissem numa folha de papel o que lhes dificulta o “encontro interior” com Cristo e, no final, foi-lhes proposto que levassem o papel que lhes coube em sorte para rezarem pela pessoa que está a sofrer aquela dificuldade concreta.
No final da atividade, os participantes receberam um novo desafio: a construção de uma dezena do terço alusiva à JMJ, ao gosto e critério de cada um, para que possam rezar diariamente, de 23 de junho até 1 de julho, pelo grupo da sua comunidade que vai participar na JMJ.
Foi ainda informado que o terceiro e último encontro de preparação para a JMJ, no dia 1 de julho, realizar-se-á no complexo paroquial da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, e que o próximo encontro ‘Rumo ao 23’ será de âmbito paroquial.