Os arcebispos e bispos das Províncias Eclesiásticas de Évora e Mérida-Badajoz constituídas, respetivamente, pelas dioceses portuguesas de Évora, Beja e Algarve e espanholas de Mérida-Badajoz, Cória-Cáceres e Plasencia reuniram-se ontem, 27 de fevereiro, em Elvas.

Estiveram presentes todos os arcebispos e bispos, com exceção do bispo de Plasencia, em convalescença de uma intervenção cirúrgica, substituído pelo seu vigário-geral. Participaram igualmente os vigários-gerais de Mérida-Badajoz e Cória-Cáceres.

A ideia da reunião surgiu no encontro com o arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Mérida-Badajoz nas últimas jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal, realizadas em janeiro passado, em Albufeira, em que D. José Rodriguez Carballo, da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), foi um dos conferencistas.

Após o tempo de oração inicial, foi feita a apresentação de cada Igreja local, tendo em conta a história, a geografia, as realidades humanas e sociais, o clero e as vocações e os elementos a destacar da pastoral diocesana atual, com referência ao caminho sinodal que cada uma tem vindo a percorrer.

O encontro prosseguiu depois na Quintada de São João, da Arquidiocese de Évora, onde foi servido o almoço, que possibilitou a continuação da partilha entre todos.

A concordância unânime sobre a “oportunidade enriquecedora” daquele encontro levou à decisão de lhe dar continuidade com novo encontro no dia 6 de maio de 2025, em Mérida.