A Diocese do Algarve vai promover uma formação certificada “especificamente preparada para dar resposta a algumas necessidades” das empresas que organizam casamentos na região algarvia.

A iniciativa, promovida através do Setor Diocesano da Pastoral do Turismo (SDPT), decorrerá no dia 1 de abril, das 10h às 13h, no Seminário de São José, em Faro.

“Esta formação destina-se a todas as organizadoras/es de casamentos (wedding planners) e visa dar a conhecer todos os procedimentos que são necessários para a preparação de um casamento católico, a documentação que é obrigatória, bem como os canais de comunicação a usar para obter as devidas autorizações/documentos”, explica o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg) de Informação em nota de imprensa, acrescentando que aquela ação visará ainda a transmissão de “informações importantes, nomeadamente no que toca a toda a tramitação que é necessária na organização de um casamento, mas também em relação a questões mais específicas relacionadas com a liturgia e com a forma como as cerimónias católicas de casamento devem decorrer”.

“Ao longo dos últimos anos, a importância que têm os casamentos feitos no Algarve por estrangeiros, sobretudo provenientes da Irlanda e de comunidades católicas do Reino Unido, tem vindo a aumentar e temos consciência que essa é uma realidade incontornável”, explica o padre Miguel Neto, responsável pela equipa do SDPT.

Aquele responsável destaca que “se o número de casamentos deste tipo tem aumentado, consequentemente, a relação existente com as wedding planners também se tem aprofundado”, considerando, por isso, ser “importante a realização de uma formação regular, que explique detalhadamente quais os passos a dar na preparação destes casamentos, de modo a garantir uma maior qualidade, disciplina e comunicação, no que concerne a este tipo de cerimónias, evitando a realização de erros grosseiros, que podem colocar em risco a validade dos matrimónio de casais estrangeiros, ao mesmo tempo que se facilitam os procedimentos junto da Chancelaria da Diocese”.

“Igualmente, procuraremos, reforçar a necessidade de as paróquias darem atenção a estes casamentos e de garantir um correto acolhimento quer aos noivos, quer às wedding planers, orientando-os para que todos os procedimentos legais e canónicos sejam cumpridos”, acrescenta.

O SDPT informa ainda a certificação conferida pela formação “será válida por um período de dois anos”, sendo o nome das entidades participantes referenciado no site daquele organismo como “Wedding Planner autorizada e credenciada pela Diocese do Algarve”.

Aquele organismo da Diocese do Algarve, em 2017 e 2019, já promoveu formações para as empresas que organizam casamentos.