Breves
Inicio | Opinião | A Família na vivência do Evangelho

A Família na vivência do Evangelho

João Leal

«Testemunhar o Evangelho da Família» é o percurso do assumir da Pastoral neste novo ano, ora iniciado e que se prolongará por uma significativa parte de 2020. Estamos na derradeira etapa anual deste triénio, iniciado em Setembro de 2017 sob o tema «Anunciar o Evangelho da Família – edificar a sua casa sobre a rocha».

Trata-se de um empolgante e comprometedor desafio a que nenhum de nós, ungidos pela água do Batismo nos podemos alhear e que move para a construção da Igreja de Cristo a partir dessa Igreja Doméstica, que é a família de cada um. Depois vem o cimento da origem, aquele sentido da fraterna família universal, porque «filhos do mesmo Pai que está nos Céus».

Sempre ao longo dos milénios a família foi pedra angular, não obstante a evolução verificada nos estilos e na própria história, que dela e por ela é escrita. A família mais do que nunca e face aos grandes problemas do nosso tempo, mais de dois milénios ocorridos desde a vinda do Senhor Jesus à Terra, tem que ser a casa construída com solidez na rocha, tal como a Igreja de Cristo o foi no recordar das palavras do Mestre: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja».

Em cada instante da nossa vida, em cada gesto acontecido, na vivência do pensamento que nos ocorre, importa que neste novo Ano da Pastoral, se promova, conforme o apontou o Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá: «Não podemos permitir que estas realidades se percam no tempo ou fiquem esquecidas no meio da agitação ordinária da nossa vida pastoral».

Verifique também

Uma Irlanda só – uma só Irlanda

Estes dias tem havido bastantes jogos de futebol, sobretudo de apuramento para o Campeonato da …