Pub

A cerimónia de abertura dos Jogos de Quelfes, que decorrem até ao dia 21 de abril em Olhão, foi o ponto alto da competição, que contou com a presença da ex-atleta olímpica Rosa Mota, tendo sido esta quem acendeu a pira juntamente com o também ex-atleta olímpico olhanense Hélder Oliveira.

Rosa Mota elogiou a iniciativa, uma vez que os Jogos de Quelfes são um projeto educativo que têm como alvo os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, encarando o olimpismo como um elemento transversal a todas as disciplinas, capaz de incentivar os alunos ao desenvolvimento físico, intelectual, social, moral e humano.

Na cerimónia de abertura a chama dos Jogos de Quelfes foi escoltada pela secção de BTT do Núcleo Sportinguista Os Leões de Olhão e pela Associação de Arte Equestre desde o seu berço, em Quelfes, até ao Estádio Municipal de Olhão, que será palco destes jogos.

Durante toda a semana decorrem atividades de atletismo, basquetebol, lenço grego, natação, futebol ou esgrima em vários espaços desportivos do concelho de Olhão.

A par deste evento, foi também inaugurada uma exposição sobre o Olimpismo e o ano olímpico que vivemos (Londres 2012), na Biblioteca Municipal de Olhão.

A inauguração da exposição, que mostra alguns documentos sobre os Jogos Olímpicos e as medalhas conquistadas pelos atletas olímpicos de Olhão – Hélder Oliveira, Jorge Costa e Ana Cabecinha – contou com a presença do vice-presidente do município de Olhão, António Pina, do secretário da Academia Olímpica de Portugal, Carlos Gomes e do presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Manuel Martins.

Pub