Pub

O plano daquele serviço da Diocese do Algarve contempla, no dia 20 do próximo mês de Novembro, a realização de dois encontros de formação e preparação para as celebrações do Advento e Natal, – uma das épocas mais importantes no calendário litúrgico da Igreja –, um para as vigararias de Faro e Tavira, a realizar-se na paróquia de Quelfes, e outro para as vigararias de Loulé e Portimão, a realizar-se na paróquia de Lagoa, ambos com início pelas 9.30h. Esta iniciativa visa ainda a definição e preparação de actividades para o Dia Diocesano do Acólito que terá lugar na igreja matriz de Portimão a 13 e 14 de Maio de 2011.

Estas formações voltam a acontecer no dia 26 de Fevereiro, mas desta vez a propósito das Celebrações da Quaresma /Páscoa – a época litúrgica mais importante para os cristãos –, para além da preparação de actividades para o Dia Diocesano do Acólito. Com início igualmente pelas 9.30h realizar-se-ão, para as vigararias de Faro/Tavira na paróquia de Luz de Tavira, e para as vigararias de Loulé/Portimão no Centro Pastoral e Social de Ferragudo.

No dia 26 de Março de 2011, em local do concelho de Lagoa, a divulgar oportunamente, realizar-se-á, para todos os acólitos, o Dia desportivo.

O CDA apela ainda à participação de todos os acólitos da diocese algarvia na celebração da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, presidida às 18h, na Sé Catedral de Faro, pelo Bispo do Algarve, na Missa Crismal de Quinta-feira Santa, presidida também por D. Manuel Quintas no dia 21 de Abril de 2011, pelas 10h, na mesma igreja, na Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima no dia 1 de Maio de 2011 e na Missa Estacional do Bispo do Algarve no dia de Pentecostes, Dia da Igreja Diocesana, às 18h, também na Sé Catedral de Faro.

Este programa de actividades foi apresentado no passado dia 11 de Setembro a todos os responsáveis das associações paroquiais de acólitos da Diocese do Algarve na igreja de São José das Ferreiras. O encontro, que decorreu pela manhã, teve a participação de 20 responsáveis provenientes das paróquias de Boliqueime (2), Budens (1), Ferreiras (2), Lagos (1), Luz de Lagos (1 mais o pároco), Matriz de Portimão (2), Mexilhoeira da Carregação (3), Paderne (2), Parchal (1), Quelfes (1), São Luís (1) e Sé de Faro (1), Silves (1) e Tavira (1).

Samuel Mendonça

Pub