Pub

Paulo Pinheiro reagiu desta forma a uma alegada conversa telefónica, divulgada hoje pelo semanário Sol, entre o ex-administrador do BCP Armando Vara e o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, em que o agora arguido no processo “Face Oculta” terá tentado convencer o governante a pressionar a Caixa Geral de Depósitos a investir na empresa e o Estado a equacionar a sua nacionalização.

Na conversa – segundo o jornal gravada a 14 de julho de 2009 no âmbito da investigação que desencadeou a Operação Face Oculta – Armando Vara terá classificado o projeto de desportos motorizados em Portimão de “irracional do ponto de vista económico” e um “sorvedouro de dinheiro”.

Paulo Pinheiro confirma que o BCP é o principal credor da Parkalgar, mas descarta a existência de dificuldades financeiras.

“Só temos um contrato de financiamento, que é com o BCP, e não estamos em incumprimento, estamos aliás a cumprir as nossas obrigações”, disse.

Afastando o cenário de nacionalização para salvar a empresa, o mentor do projeto refere ainda que “o funcionamento do circuito é um sucesso aqui e além fronteiras, quer em termos de utilização da pista, quer no que se refere a corridas”.

O administrador da Parkalgar não comenta, de resto, a alegada conversa entre Armando Vara e Laurentino Dias, argumentando que só fala do que sabe.

“Somos considerados um dos melhores circuitos do mundo e é nisso que estamos concentrados”, disse.

O Autódromo Internacional do Algarve foi inaugurado em outubro de 2008, após um rápido processo de construção que durou apenas um ano.

Deverá representar um investimento de 130 milhões de euros, quando concluídos todos os equipamentos. Além do autódromo, inclui um kartódromo – que entra em funcionamento a 1 de maio – uma pista de todo-o-terreno, um hotel e 160 apartamentos turísticos, um complexo desportivo e um parque tecnológico.

Este mês, foi escolhido para albergar uma fábrica da italiana N.Technology, que vai produzir a versão de competição do Porsche Panamera S, a partir do parque tecnológico do autódromo algarvio.

Lusa

Pub