Breves
Inicio | Sociedade | Aguiar Branco diz que nova Capitania de Lagos ajuda na ligação de Portugal ao mar

Aguiar Branco diz que nova Capitania de Lagos ajuda na ligação de Portugal ao mar

Aguiar_brancoO ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco, considerou ontem que a inauguração da nova Capitania de Lagos e a criação do posto de capitão do porto a tempo inteiro significa investir “na genética da ligação de Portugal ao mar”.

“Quando estamos a fazer estes investimentos, que conciliam diversas instituições, estamos a investir na genética da ligação de Portugal ao mar e no que isso significa do recurso de excelência que o mar significa para todos nós”, declarou Aguiar Branco na tomada de posse do capitão do porto de Lagos e na inauguração da nova Capitania local.

O governante congratulou-se pela convergência entre várias autoridades para erguer o novo edifício da Capitania de Lagos e disse que é sempre difícil encontrar o ponto de equilíbrio do “binómio fator humano e fator logístico”.

“Sabemos que as coisas não funcionam sem as pessoas, mas as pessoas também precisam de ter as ferramentas, os instrumentos, a logística, para poderem desempenhar as suas funções”, afirmou.

“Os tempos que vivemos são muito difíceis para encontrarmos o ponto de equilíbrio” desse binómio, disse Aguiar Branco, reiterando a sua satisfação por em Lagos se ter conseguido fazer o “dois em um”, ou seja, a posse do novo capitão do porto e a inauguração de novas instalações.

Aguiar Branco sublinhou, na ocasião, que as funções do capitão de porto se focalizam “na segurança marítima” e na “segurança das praias”.

“Temos fiscalização, segurança, atendimento, exercício de funções de capitão de porto, capitanias, tudo isto é a pedra angular da Autoridade Marítima Nacional e por isso é a expressão fundamental da identidade marítima de Portugal”, concluiu.

O novo edifício da Capitania de Lagos custou meio milhão de euros, está assente em 60 micro estacas e é antissísmico.

Verifique também

Fogo em Tavira obriga a cortar Via do Infante, mas trânsito já reabriu

Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona da Eira da Palma, em Tavira, no Algarve, …