Pub

A instituição no ministério de leitor, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação para proclamar, solenemente, a Palavra de Deus na comunidade cristã e é assinalada, simbolicamente, com a entrega, por parte do Bispo diocesano, da Sagrada Escritura, o livro da Palavra de Deus que o leitor proclamará na assembleia dos fiéis.

No caso de Albino Martins, natural de Vila Real de Santo António, trata-se da primeira etapa no percurso para o ministério diaconal. Depois de instituído continuará a orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para ser posteriormente instituído acólito e mais tarde ordenado diácono permanente, o primeiro grau do sacramento da Ordem, que também pode ser conferido a homens casados, como é o caso.

O Albino Martins e a sua esposa, Cláudia Martins, foram mandatados há 20 anos pelo Bispo do Algarve de então, D. Manuel Madureira Dias, para trabalhar na paróquia de Cachopo, em plena serra algarvia.

O candidato ao diaconado permanente tem vindo a fazer formação desde o último trimestre de 2008 com um grupo da Diocese de Beja e será instituído no ministério do leitorado no decurso da Eucaristia das 18h.

Samuel Mendonça

Pub