Inicio | Igreja | Algarve acolheu jovens do Movimento da Mensagem de Fátima em peregrinação ao Santuário da Mãe Soberana

Algarve acolheu jovens do Movimento da Mensagem de Fátima em peregrinação ao Santuário da Mãe Soberana

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-11
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Cerca de 60 jovens do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) vieram no passado fim de semana ao Algarve para realizar a sua peregrinação a pé anual.

A escolha da iniciativa do Setor Jovem do MMF, aberta a outros jovens não pertencentes ao movimento, recaiu este ano sobre o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé.

O responsável nacional pelo Setor Jovem do MMF explicou ao Folha do Domingo que o convite dirigido ao Secretariado do Algarve daquele movimento visou estimular o trabalho de crescimento que tem estado a ser feito na diocese. “Achámos que estavam entusiasmados, a querer começar a caminhar e muito empenhados em participar”, justificou Luís Reis, lembrando que a peregrinação nacional, este ano sob o tema “Missionários como Maria”, a um santuário mariano é uma das atividades que marcam o programa anual do MMF.

Os jovens, oriundos das dioceses de Braga, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, chegaram na passada sexta-feira a Faro para se juntarem aos da diocese anfitriã. Naquele dia, após o acolhimento dos peregrinos, acompanhados pelo padre Francisco Pereira, capelão no Santuário de Fátima, seguindo-se o convívio entre os jovens que ficaram alojados na escola básica de São Luís e a oração mariana.

No sábado, após o pequeno-almoço e a oração da manhã na Sé de Faro, realizou-se um passeio de barco pela Ria Formosa. Depois do almoço, os jovens realizaram uma visita pela cidade de Faro para conhecimento histórico e cultural.

Regressados ao largo da Sé, os participantes participaram na celebração da eucaristia na catedral, seguida de adoração eucarística, participadas também por outros jovens não pertencentes ao movimento que participaram nas atividades do fim de semana, nomeadamente da Companhia de Faro da Associação Guias de Portugal que colaborou na organização, da paróquia de São Bartolomeu de Messines, da comunidade de São Paulo do Patacão, pertencente à paróquia de São Pedro, e do Movimento MTS (ITM – ‘I Thirst’ Movement of mother Teresa of Calcutta) ligado à comunidade algarvia das irmãs Missionárias da Caridade, popularmente conhecidas como irmãs de Teresa de Calcutá, e à comunidade do Imaculado Coração de Maria da paróquia da Sé de Faro.

Depois do jantar, os peregrinos e outros jovens do Algarve que a eles se juntaram assistiram a um concerto no salão paroquial de São Luís com alguns grupos que participaram no XII Festival Diocesano Jovem da Canção. “Vem e Segue-me”, da paróquia de Moncarapacho, foi o primeiro a subir ao palco, seguindo-se o grupo “Magnificat”, que venceu aquele festival, da paróquia de Quarteira, e “Inspira-te”, distinguido com o prémio de “Melhor Mensagem”, também da paróquia de Moncarapacho.

A segunda parte da noite musical foi protagonizada por um grupo que juntou jovens das paróquias algarvias da Conceição de Faro, Loulé, Moncarapacho e Sé de Faro.

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-16No domingo de manhã, após o pequeno almoço, os jovens foram recebidos pelo bispo do Algarve no Paço Episcopal. D. Manuel Quintas apresentou-lhes as boas-vindas e presidiu à bênção de envio dos peregrinos. Não obstante a chuva, os jovens partiram para a peregrinação pé até ao Santuário da Mãe Soberana, em Loulé.

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-14Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-15O percurso, de quase 22 quilómetros, seguiu na sua maior parte o trajeto Faro-Loulé do Caminho Central Português para Santiago de Compostela que incluiu momentos de oração e contou com três paragens, a primeira no Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, onde foram recebidos pela madre superiora da comunidade algarvia das Carmelitas Descalças. A irmã Lúcia Maria deu conta da relação daquela comunidade religiosa com Fátima e, particularmente, com os Pastorinhos.

Os peregrinos seguiram depois até Santa Bárbara de Nexe acompanhados por outros jovens da comunidade de São Paulo do Patacão que a eles se juntaram sem medo da chuva que se intensificou durante aquela parte da manhã.

Chegados à igreja paroquial de Santa Bárbara de Nexe, puderam parar e recuperar forças com uma merenda oferecida pela paróquia. Dali partiram em direção a Loulé, tendo recitado a oração do rosário pelo caminho. A chegada ao santuário mariano de maior expressão no Algarve, ocorreu por volta das 15h, onde tinham à espera uma refeição quente.

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-6
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois de se secarem e de trocarem de roupa, os peregrinos participaram na celebração da eucaristia, presidida no santuário pelo bispo do Algarve e concelebrada pelos padres Henrique Varela, pároco de Loulé, e Francisco Pereira, que contou também com a participação do diácono Rogério Egídio, assistente algarvio do MMF.

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-13
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na eucaristia, D. Manuel Quintas agradeceu a vinda daqueles jovens ao Algarve. “A vossa vinda foi para nós uma bênção, não apenas pela chuva que trouxestes, mas, sobretudo, porque partilhastes com a vida a mensagem de Fátima. Não viestes apenas falar da mensagem de Fátima”, afirmou.

Peregrinacao_nacional_jovens_moviment_mensagem_fatima_mae_soberana-9
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Esta caminhada que fizestes, certamente com muito sacrifício também pelo tempo, é viver aquilo que Nossa Senhora pediu em Fátima. É deste modo que nós devemos enriquecer-nos mutuamente, não apenas através de uma partilha da palavra, mas, sobretudo, de gestos muito concretos, assumindo e vivendo aquilo que partilhamos”, completou.

Verifique também

Jovens algarvios já preparam a participação no Encontro Europeu de Taizé na Polónia

Os jovens algarvios já começaram a preparar a participação no Encontro Europeu de Jovens de …