Inicio | Ambiente | Algarve com 82 praias com bandeira azul

Algarve com 82 praias com bandeira azul

Bandeira_azulO Algarve continua recordista de praias com bandeira azul ao somar 82 galardões, pertencentes a 14 concelhos, um dos quais para uma praia fluvial (Pego Fundo – Alcoutim).

Para o leque de praias distinguidas entrou a Praia do Peneco e houve 12 reentradas: Castro Marim (3) Lagoa (5), Fuseta Ria, Inatel, Pescadores e Falésia-Açoteias.

De acordo com dados da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), apresentados numa conferência de imprensa na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, no passado dia 30 de abril, as praias algarvias galardoadas são as seguintes: concelho de Albufeira – Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d’Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, S. Rafael, Salgados e Santa Eulália; concelho de Alcoutim – Pego Fundo; concelho de Aljezur – Arrifana, Monte Clérigo e Odeceixe-Mar; concelho de Castro Marim – Alagoa-Altura, Cabeço, Praia Verde; concelho de Faro – Barreta, Culatra-Mar, Faro-Mar e Ilha do Farol-Mar; concelho de Lagoa – Caneiros, Carvoeiro, Pintadinho, Senhora da Rocha e Vale do Olival; concelho de Lagos – Batata, Camilo, D. Ana, Luz, Meia Praia e Porto de Mós; concelho de Loulé – Almargem, Ancão, Forte Novo, Garrão Nascente, Garrão Poente, Loulé Velho, Quarteira, Quinta do Lago, Vale de Lobo e Vilamoura; concelho de Olhão – Armona-Mar, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria; concelho de Portimão – Alvor Nascente – Três Irmãos, Alvor Poente, Rocha, Três Castelos e Vau; concelho de Silves – Armação de Pêra e Praia Grande Poente; concelho de Tavira: Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita; concelho de Vila do Bispo: Almádena-Cabanas Velhas, Burgau, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema e Zavial; concelho de Vila Real de Santo António: Lota, Manta Rota, Monte Gordo e Santo António.

O presidente da ABAE admitiu que o galardão envolve “custos e investimentos avultados”, mas recordou que os “retornos são quase imediatos”, graças à maior circulação de pessoas pelos locais, assim como atividade económica.

A bandeira azul vai ser atribuída a 298 praias portuguesas, das quais 18 fluviais, e a 17 marinas, o que representa uma subida em termos globais a nível de praias de 08%.

As cerimónias de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2014 acontecem nos concelhos da Póvoa do Varzim, a 01 de junho, Mértola, a 06 de junho, e na Marina de Albufeira, a 13 de junho.

com Lusa

Verifique também

Parte da área ardida na serra de Monchique começou hoje a ser renaturalizada

A primeira fase do processo de renaturalização de uma faixa de 250 hectares da área …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR