Inicio | Ambiente | Algarve com mais uma praia com bandeira azul do que em 2017

Algarve com mais uma praia com bandeira azul do que em 2017

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 89 praias do Algarve, anunciou na sexta-feira o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.

O Algarve, que não tem nenhuma praia fluvial distinguida com bandeira, lidera o número de galardões nas praias costeiras com mais uma praia galardoada do que no ano passado. Em relação a 2017, foi a Praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa, que recuperou a bandeira azul que tinha perdido no ano passado.

No ano em que se comemora uma década desde o início da parceria entre o Oceanário de Lisboa e a Associação Bandeira Azul da Europa, o tema deste ano – “O mar que respiramos” – pretende alertar as pessoas para a necessidade de alteração de comportamentos.

“Opte por energias renováveis, ande mais de transportes públicos e recuse o uso do plástico descartável”, são algumas das propostas da campanha deste ano.

Em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal é o terceiro país com mais galardões conferidos, quando no ano passado era o sexto.
“Desde 2011 que Portugal tem mais de 50% de praias galardoadas com Bandeira Azul”, destacou José Archer.

Quanto às marinas, são 18 com Bandeira Azul este ano, mais quatro do que no ano passado.

“É a primeira vez que há uma marina a norte do Tejo, o que nos deixa muito felizes”, afirmou José Archer, referindo-se à Marina de Vila Nova de Gaia que entra pela primeira vez para a lista.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.

O galardão vai ser entregue a um total de 332 praias do país e também a 18 marinas, mais quatro do que no ano passado, e a sete embarcações ecoturísticas.

com Lusa

Verifique também

Encontrados valores elevados de toxinas paralisantes em moluscos bivalves

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou terem sido detetados valores de …