Inicio | Igreja | Algarve encerra comemorações do quinto centenário do nascimento de Sta. Teresa de Jesus

Algarve encerra comemorações do quinto centenário do nascimento de Sta. Teresa de Jesus

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O encerramento das comemorações, realizadas de 15 de outubro de 2014 a 15 de outubro de 2015, do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), também conhecida como Santa Teresa de Ávila, vai ser assinalado no Algarve com um ciclo de conferências, um concerto, a celebração da eucaristia e um encontro de jovens, promovido pela comunidade algarvia das irmãs Carmelitas Descalças.

As iniciativas, que terão lugar de 12 a 16 deste mês, no Carmelo algarvio do Patacão, concelho de Faro, terão início com a realização de duas conferências proferidas pelo padre Victor Hidalgo López, sacerdote carmelita, intituladas “Um caminho de Santidade: figura, vida e escritos de Santa Teresa de Jesus” e “Teresa de Jesus: uma Santa de ontem para o mundo de hoje”, respetivamente nos dias 12 e 13, ambas pelas 21h.

No dia 14, pelas 21h, realiza-se um momento de oração associado a um concerto do Coro de Câmara da Sé de Faro e no dia seguinte será celebrada a eucaristia presidida pelas 18.30h pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

No dia 16 realiza-se, pelas 21h, um encontro para jovens como “espaço aberto ao diálogo com Santa Teresa”, intitulado “Teresa de Jesus: uma Santa alegre, amiga e forte de Deus!”, para o qual os jovens interessados poderão, antecipadamente, indicar via email (carmelofaro@carmelitas.pt) ou por telefone (289816603 ou 964293477) perguntas que gostassem de ver respondidas, bem como para solicitar informações adicionais.

Toda a família carmelita e teresiana tem vindo a preparar desde 2009 este quinto centenário do nascimento desta proeminente figura da vida da Igreja com os mais variados eventos, incidindo sobretudo na leitura, meditação e estudo dos escritos da Santa de Ávila com iniciativas previstas em todas as dioceses de Portugal.

No Algarve, a abertura do ano de comemorações deste quinto centenário decorreu no dia 15 de outubro do ano passado, tendo sido também assinalada no dia 19 daquele mês.

O quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, ocorrido no passado dia 28 de março, foi assinalado no Algarve com a realização de uma oração mundial pela paz e com uma celebração eucarística no Carmelo algarvio do Patacão.

O Algarve realizou ainda, no âmbito destas comemorações, uma peregrinação com o bispo da diocese a Ávila e acolheu um encontro de espiritualidade sobre a santa carmelita e uma exposição sobre as fundações de Teresa de Jesus.

Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus. No século XVI foi responsável pela reforma da Ordem dos Carmelitas em Portugal, juntamente com São João da Cruz, processo do qual saiu, em 1593, o ramo dos Carmelitas Descalços. Teresa de Ávila, que morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano de 1582, e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI em 1970.

Verifique também

Atividades da Igreja algarvia para os jovens arrancam este mês e prolongam-se até julho

O plano de atividades da Diocese do Algarve para a juventude no presente ano pastoral …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR