Pub

Figos_cheiosOs produtos gastronómicos mais representativos das regiões portuguesas do Algarve e do Alentejo e da espanhola da Andaluzia vão poder ser degustados e comprados num mercado transfronteiriço, a realizar no fim de semana, em Beja.

O Mercado de Gastronomia Artesanal da Eurorregião AAA (Alentejo-Algarve-Andaluzia) vai decorrer na Praça Diogo Fernandes e contar com a participação de 20 empresários e produtores das três regiões, indicou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

Através do mercado, “um canal curto de comercialização”, os empresários e produtores vão “mostrar ao público a sua oferta gastronómica, de forma direta e sem intermediários, do produtor ao consumidor”, explica a CCDR, num comunicado enviado à agência Lusa.

Já os visitantes, no mercado, “uma ampla amostra da rica gastronomia” da Eurorregião AAA, vão poder degustar e comprar produtos como mel, queijos, pão, bolos, chocolate, compotas, produtos conservados em sal e licores, precisa a CCDR do Alentejo.

Segundo o mesmo organismo, o projeto dos mercados de gastronomia artesanal da Eurorregião AAA pretende apoiar as pequenas e médias empresas e os negócios familiares do setor e promover o turismo sustentável e a “rica” gastronomia das regiões do Algarve, do Alentejo e da Andaluzia.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Consejería de Presidencia da Junta da Andaluzia, através do Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013.

Pub