Os 391 algarvios que estão a participar no Jubileu dos Jovens em Roma (Itália) ouviram esta noite o Papa desafiar os jovens católicos dos cinco continentes a um compromisso solidário e de fé, para a construção de um mundo “mais humano”.

Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve

“Refleti sobre o vosso modo de viver e procurai a justiça para construir um mundo mais humano. Servi os pobres e dai assim testemunho do bem que sempre gostamos de receber do nosso próximo. Adorai Cristo no Santíssimo Sacramento, fonte da vida eterna. Estudai, trabalhai e amai segundo o exemplo de Jesus, o bom Mestre que caminha sempre ao nosso lado”, disse Leão XIV, na vigília de oração do Jubileu dos Jovens, que reuniu centenas de milhares de peregrinos na esplanada de Tor Vergata, arredores de Roma.

O Papa ouviu questões de três jovens, em nome da multidão, sobre os temas da amizade, coragem e fé.

Leão XIV lembrou duas jovens que faleceram durante o encontro jubilar, a espanhola Maria, de 20 anos, e a egípcia Pascale, de 18 anos. “Escolheram vir a Roma para o Jubileu dos Jovens e a morte chegou nestes dias. Rezemos juntos por elas, também pelos seus familiares, os seus amigos e comunidades. Que Jesus Ressuscitado as acolha na alegria e na paz do seu Reino”, disse, pedindo ainda orações por um jovem espanhol que se encontra internado.

Depois do momento de diálogo com o pontífice, a vigília prosseguiu com a adoração eucarística, antes de novo momento musical.

Foto © Vatican Media
Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve
Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve

Leão XIV chegou ao local em helicóptero e passou entre a multidão, em veículo aberto, saudando os jovens, durante largos minutos.

Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve

O Papa liderou uma pequena procissão, carregando a cruz do Jubileu, na qual foi acompanhado por um grupo de sete jovens, dos vários continentes, ao som do hino deste Ano Santo, dedicado à esperança.

Este foi o segundo encontro dos jovens com o Papa, neste evento do Ano Santo: na terça-feira, Leão XIV passou de surpresa, em carro aberto, na Praça de São Pedro, para saudar os participantes no final da Missa de boas-vindas.

Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve

O Jubileu dos Jovens conta com 11.527 participantes portugueses, a maior delegação num evento do género, no estrangeiro, e um dos maiores contingentes internacionais presentes em Roma. Do Algarve estão a participar 391 elementos no Jubileu dos Jovens, 367 que estão em Roma desde segunda-feira e desde hoje mais 24, pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, que se juntaram ao contingente oriundo da diocese.

Foto © Agência Ecclesia/CB

Um desses jovens é Gonçalo Francisco, da paróquia de Lagoa, pertencente ao Grupo de Jovens ‘Natus in Spes’ (Nascidos na Esperança), que foi batizado este ano, e partilhou em declarações à Agência Ecclesia que “a esperança é o motivo para olhar para os dias de hoje, que não são os mais fáceis, e ter esperança que tudo brevemente se resolva”.

Foto © Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve

Para o jovem algarvio, o jubileu “foi ótimo, houve dificuldades, mas isso é o normal”, e o que importa são “as recordações”, como as “amizades, convívios”, como as que viveu na no alojamento, na Feira de Roma: “Todas as noites tínhamos convívios,  a aventura dos banhos, que era com águas geladas,  e a gente divertia-se à mesma, foi tudo uma experiência”.

Gonçalo Francisco explica ainda que partilha a esperança “passando a mensagem aos outros”, e tentando que o seu grupo de jovens, “nascido este ano, ainda cresça mais”.

Estima-se que cerca de um milhão de participantes passem esta noite em Tor Vergata, onde Leão XIV vai presidir à Missa, pelas 09h locais (menos uma em Lisboa) de amanhã.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.

com Agência Ecclesia

Algarvios a participar no Jubileu dos Jovens em Roma receberam o Papa em festa em Tor Vergata