Os algarvios que estão a participar no Jubileu dos Jovens em Roma (Itália) estão a viver hoje um dia de festa e oração, que começou com a peregrinação desde a Fiera di Roma (Feira de Roma), onde ficaram alojados durante a semana, para Tor Vergata, que acolhe os atos finais com o Papa.
A viagem foi feita de comboio desde o terminal da Feira de Roma e os últimos quilómetros foram percorridos a pé, durante os quais os jovens receberam o kit com mantimentos para hoje e amanhã. Este sábado, os portões da área junto à Universidade de Tor Vergata abriram às 09h locais (menos uma em Lisboa).
Chegados ao recinto, nos arredores de Roma, os jovens acomodaram-se nos setores onde permanecerão até à Missa de amanhã, pernoitando naquele local.
Após a chegada, o Papa Leão XIV percorreu o recinto no papamóvel, do qual desceu e percorreu os metros finais, segurando a cruz jubilar acompanhado por uma representação de jovens, da qual fez também parte uma portuguesa, que subiu a escadaria de acesso ao altar.

A vigília de oração teve então início, durante a qual os jovens vão apresentar ao Papa três questões, sobre os temas da amizade, coragem e fé.
Na primeira questão, os jovens abordam os desafios da cultura digital, especialmente no âmbito das redes sociais, que leva a “diversas formas de solidão”. “Como podemos encontrar uma amizade sincera e um amor genuíno que nos levem à verdadeira esperança? Como pode a fé ajudar-nos a construir o nosso futuro?”, perguntam.


A segunda questão é sobre a “coragem para escolher”, num mundo marcado pela “incerteza”: “Onde encontrar a coragem para escolher? Como podemos ser corajosos e viver a aventura da verdadeira liberdade, fazendo escolhas radicais e cheias de sentido?”.
A última pergunta aborda os temas da fé e da espiritualidade, para uma geração que é vista, muitas vezes, como uma “geração superficial e irrefletida. “Como podemos encontrar verdadeiramente o Senhor Ressuscitado nas nossas vidas e ter a certeza da sua presença mesmo no meio de provações e incertezas?”, questionam os jovens.
A pré-vigília, durante a qual foram acorrendo ao espaço centenas de milhares de jovens, decorreu em três sessão diferentes, inspiradas nos temas das perguntas ao Papa, com projeções em vídeo, testemunhos e atuações musicais de artistas como os brasileiros Missionário Shalmo, The Sun (Itália), Matt Maher (EUA), Reale (Itália), Thiago Brado (Brasil) ou os espanhóis Sergio Bernal e Hakuna Group Music.
Os peregrinos receberam um convite a participar na JMJ 2027, que vai decorrer em Seul, capital da Coreia do Sul.
O Jubileu dos Jovens conta com 11.527 participantes portugueses, a maior delegação num evento do género, no estrangeiro, e um dos maiores contingentes internacionais presentes em Roma. Do Algarve estão a participar 391 elementos no Jubileu dos Jovens, 367 que estão em Roma desde segunda-feira e desde hoje mais 24, pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, que se juntaram ao contingente oriundo da diocese.
Estima-se que cerca de um milhão de participantes passem a noite naquele mesmo local, onde Leão XIV vai presidir à Missa, pelas 09h locais (menos uma em Lisboa) de amanhã.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
com Agência Ecclesia