O programa desta sexta-feira do Jubileu dos Jovens em Roma (Itália) foi dedicado, no Circo Máximo, ao sacramento da Reconciliação com mais de mil sacerdotes disponíveis para, em 200 tendas-confessionários, atender em confissão os peregrinos em vários idiomas, incluindo o português.


A oportunidade penitencial, como preparação para uma melhor vivência das celebrações que se seguem nos próximos dias, foi aproveitada por vários jovens algarvios que ali se deslocaram ao longo desta sexta-feira.
Alguns dos algarvios continuaram as peregrinações às Portas Santas das basílicas de São Pedro, de Santa Maria Maior, de São João de Latrão e de São Paulo Fora de Muros, uma experiência que muitos viveram nos últimos dias. Na de Santa Maria Maior fizeram questão de visitar o túmulo do Papa Francisco.




O Jubileu dos Jovens conta com 11.527 participantes portugueses, a maior delegação num evento do género, no estrangeiro, e um dos maiores contingentes internacionais presentes em Roma. Do Algarve estão a participar 367 elementos no Jubileu dos Jovens e este fim de semana mais 24 algarvios, pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, se juntarão ao contingente oriundo da diocese.
Este sábado, informa o Vaticano, os portões da área junto à Universidade de Tor Vergata serão abertos às 09h locais (menos uma em Lisboa); com a chegada do Papa Leão XIV começa vigília de oração, pelas 20h30, durante a qual três jovens farão perguntas ao pontífice sobre os temas amizade, coragem e espiritualidade.
Estima-se que cerca de um milhão de participantes passem a noite no local, onde Leão XIV vai presidir à Missa, pelas 09h de domingo.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.