Pub

Este ano foram duas as peregrinações de autocarro, a primeira de 15 a 22 de Agosto e a segunda que chegou a Taizé no dia 29 de Agosto onde ainda se encontra, regressando apenas no dia 6 de Setembro ao Algarve.

O primeiro grupo, organizado por João Cabral e sob a orientação espiritual do diácono Luís Galante, chegou a Taizé no dia 14 de Agosto para o início das comemorações dos 70 anos daquela comunidade e para a celebração dos cinco anos da morte do seu fundador, o irmão Roger. Ambas as efemérides foram assinaladas por uma celebração em Taizé inserida na oração da noite do dia 14 de Agosto, um dos pontos altos da semana.

Alojados em tendas (jovens), em camaratas e outros dormitórios (adultos) os algarvios, viveram uma semana intensa com os irmãos de Taizé e com os milhares de jovens e adultos oriundos de todos os cantos do mundo que semanalmente chegam àquela comunidade. Foi um tempo de reflexão pessoal e de encontro com Deus e com os outros, de partilha de culturas e de experiências, marcado não só pelo trabalho de manutenção em prol da comunidade, mas sobretudo pelas três orações diárias e pela Eucaristia dominical que fazem convergir a multidão presente em Taizé para a igreja local.

Constituído por 40 pessoas, das paróquias de Aljezur, Ferreiras, Matriz de Portimão, São Pedro e São Luís de Faro, Quarteira e Tavira, o grupo ofereceu ao irmão Alois, actual prior de Taizé, num breve encontro que teve com ele, um terço de Fátima, gesto que o mesmo agradeceu assegurando que tinha Fátima no seu coração.

O segundo grupo saiu do Algarve no dia 27 de Agosto, por volta das 23h, tendo chegado a Taizé na manhã do dia 29. Pelo caminho visitaram Annecy, na região francesa de Ródano-Alpes. O regresso ao Algarve será feito ao final da manhã do dia 5 de Setembro, estando prevista a chegada ao final do dia 6 de Setembro.

Os algarvios entretanto preparam já a participação no 33º Encontro Europeu de Jovens de Taizé que este ano tem lugar de 28 de Dezembro de 2010 a 1 de Janeiro de 2011 na cidade de Roterdão, na Holanda.

O preço da viagem será de 140 euros e as refeições e os transportes na cidade holandesa ficaram por 60 euros para os jovens e 90 euros para os adultos. A partida do Algarve será no dia 26 de Dezembro, às 13h, e a chegada no dia 02 de Janeiro à noite. Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição ou obter mais informações com o organizador João Cabral (964 557 774 – joaomjcabral@hotmail.com).

Os Encontros Europeus de cinco dias são animados pelos irmãos de Taizé desde 1978. Já tiveram lugar em Paris, Barcelona, Londres, Roma, e também em Praga, Viena, Munique, Budapeste, Milão, Lisboa, Zagreb, Genebra ou Bruxelas. Houve quatro Encontros Europeus na Polónia, dois em Wroclaw (1989 e 1995), um em Varsóvia (1999) e um em Poznan (2009). Estes encontros inscrevem-se numa ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ lançada há trinta anos pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé.

Samuel Mendonça

Pub