Pub

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promoveu no passado sábado um encontro de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que terá lugar de 25 a 31 deste mês em Cracóvia (Polónia).

A iniciativa, que teve lugar no Centro Paroquial de Paderne, foi participada por 49 jovens pertencentes às paróquias de Estoi, Ferragudo, Ferreiras, Fuseta, Mexilhoeira Grande, Olhão, Pêra, São Pedro (comunidade de São Paulo) e Sé de Faro e ao grupo de paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo.

Contudo, o contingente algarvio que participará naquele encontro mundial dos jovens católicos com o papa é composto por quatro grupos que perfazem um total de 96 elementos.

O primeiro grupo é composto por quatro jovens oriundos do conjunto de paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo e inscreveu-se diretamente na JMJ, partindo para a Polónia de avião no dia 21 deste mês.

Equipa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve - Foto © Samuel Mendonça
Equipa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve – Foto © Samuel Mendonça

Inscritos através do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) participarão dois grupos, um composto por 49 elementos das paróquias de Ferragudo, Fuseta, Olhão, Quelfes e São Pedro de Faro (matriz e comunidade de São Paulo) que partirá para a Polónia de autocarro no dia 22 deste mês. Na ida pernoitarão uma noite na Alemanha e na vinda a paragem será em Valência (Espanha).

O outro grupo partirá de avião no dia 24 deste mês e será composto por 22 elementos das paróquias de Estoi, Ferreiras, Mexilhoeira Grande, Olhão, Pêra, Sé de Faro, Silves, Tavira e do conjunto de paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, ao qual se juntarão nove elementos da ilha Terceira, Diocese de Angra (Açores).

A acompanhar estes jovens, que ainda não sabem onde ficarão alojados, irão três sacerdotes – os padres Jesús Ejocha, Vasco Figueirinha e Pedro Manuel –, este último assistente do SDPJ.

O quarto grupo é composto por 21 algarvios pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, oriundos das paróquias da Conceição de Faro (12), matriz de Portimão (5) e Monte Gordo (4), que se inscreveram na JMJ através das instâncias internacionais daquele itinerário de iniciação cristã.

No sábado, o encontro de preparação promovido pelo SDPJ teve início, após o acolhimento, com a oração da manhã, seguindo-se a primeira catequese do dia orientada pelo padre Pedro Manuel.

Depois de uma dinâmica que incluiu um trabalho em grupos de dois elementos, decorreu o almoço partilhado e a tarde teve início com a segunda catequese orientada pelo padre Nelson Rodrigues.

O encontro terminou, após a divulgação de informações gerais e aspetos logísticos, com a oração final.

No dia 20 deste mês será realizada na Sé de Faro, pelas 21h, uma celebração de envio dos participantes algarvios na JMJ presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

A Igreja algarvia marcou presença na primeira JMJ em 1985 em Roma com dois autocarros com cerca de cem participantes, entre os quais se incluíram os padres José Joaquim Campôa e José Manuel Pacheco que na altura tinham, respetivamente, 25 e 21 anos de idade. O contingente de jovens foi acompanhado pelo padre Manuel Coelho.

Em 1989, a diocese voltou a participar na JMJ em Santiago de Compostela com 50 jovens. Nos últimos anos a presença algarvia repetiu-se em Paris (1997) com 150 elementos, em Roma (2000) com 400 elementos, em Colónia (2005) com 113 elementos, em Sidney (2008) com 13 elementos, em Madrid (2011) com 232 elementos e no Rio de Janeiro (2013) com 39 elementos.

A JMJ deste ano será participada por quase 8 mil peregrinos portugueses, sendo Portugal o nono país com mais participantes no encontro mundial de jovens.

Pub