Breves
Inicio | Política | Associação de Imprensa de Inspiração Cristã apresenta «10 propostas em defesa da imprensa regional»

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã apresenta «10 propostas em defesa da imprensa regional»

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) apresentou “10 propostas em defesa da imprensa regional”, como o “combate à iliteracia”, às “fake news” ou a “valorização ambiental”, no contexto das eleições legislativas de 6 de outubro.

“O Estado deve empenhar-se, com as associações de imprensa representativas do sector, para encontrar soluções em consonância com a União Europeia para este grande objetivo em defesa da nossa sociedade e da democracia”, defende a AIC, a respeito do “combate às fake news”.

Em plena campanha dos partidos políticos para as eleições legislativas, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã tem também uma proposta sobre a “propaganda eleitoral”.

No documento hoje enviado à Agência Ecclesia, é também sugerida a “valorização ambiental” com a criação de um “incentivo à substituição do invólucro em plástico” por uma medida ambiental “mais sustentável na distribuição postal dos jornais”.

Ao Estado Português é pedida intervenção na “valorização de conteúdos” para o “reconhecimento do justo valor” dos conteúdos produzidos pelos órgãos de comunicação social e “disseminados pelos agregadores de conteúdos na internet”.

A AIC dedica um artigo ao “combate à iliteracia” e assinala que o Estado “deve subscrever assinaturas de jornais regionais” para que sejam distribuídos pelos agrupamentos de escolas, a fim de “facilitar o acesso à leitura pelos professores e alunos”, “como garante da promoção cultural e educativa”.

Nas ‘10 propostas em defesa da Imprensa Regional’, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã pede também o “cumprimento efetivo da lei da publicidade institucional” e sugere que aumento da comparticipação do Porte Pago, dos atuais 40% para 80%, “com majoração de 10% para os territórios menos desenvolvidos, e para 90% para a diáspora”.

Ecclesia

Verifique também

Câmara de S. Brás de Alportel aprova orçamento de 13,5 milhões de euros para 2020

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou um orçamento municipal de 13,5 milhões de …