Breves
Inicio | Política | Autarca de Vila Real de Santo António recebe Medalha da Amizade em Cuba

Autarca de Vila Real de Santo António recebe Medalha da Amizade em Cuba

Luis_gomesO presidente da Câmara de Vila Real de Santo António recebeu hoje a Medalha da Amizade do Conselho de Estado cubano, a “mais alta condecoração atribuída pela República de Cuba a um cidadão estrangeiro”, anunciou a autarquia.

Luís Gomes estabeleceu em 2007 um protocolo com os serviços de saúde cubanos para dar resposta às listas de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área da oftalmologia e vai ser distinguido com a insígnia para “destacar a relação de proximidade” que a Câmara algarvia “tem mantido com este país ao longo dos últimos oito anos”, acrescentou o município num comunicado.

“Esta distinção é a prova do sucesso das relações de proximidade que Vila Real de Santo António sempre desenvolveu, sem reservas, com a República de Cuba, e através da qual se provocaram importantes roturas, nomeadamente na saúde, cujas parcerias contribuíram para a redução das filas de espera para cirurgia, na área da Oftalmologia, no SNS”, considerou Luís Gomes, citado num comunicado da autarquia.

O autarca frisou que a parceria com Cuba permitiu à Câmara operar 300 munícipes às cataratas na ilha das Caraíbas e “encontrar diversas respostas sociais com impacto na melhoria da qualidade de vida dos vila-realenses”.

Luís Gomes deu como exemplo destas respostas sociais o programa “Cuidar”, uma rede intermunicipal de cuidados de saúde criada em parceria com a Câmara de Olhão, em julho passado, para dar respostas a munícipes identificados pelos serviços sociais das respetivas autarquias na área da Saúde.

Através do programa foi possível, segundo o autarca, “beneficiar do ‘know-how’ de Cuba ao nível da oftalmologia, ou do modelo geriátrico pioneiro desenvolvido na Casa do Avô”, instituição criada pelo município de Vila Real de Santo António para dar apoio às pessoas da terceira idade.

A Câmara precisou no comunicado que “o galardão tem o alto patrocínio” do presidente de Cuba, Raúl Castro, e será atribuído no Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

Além da Saúde, a parceria com Cuba foi também visível na área da Cultura, com a autarquia de Vila Real de Santo António a organizar “diversas edições do Encontro de Cultura Cubana” e “uma Conferência Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional”.

Verifique também

Eleições legislativas: Jamila Madeira encabeça lista do PS por Faro

A vice-presidente do Grupo Parlamentar e coordenadora da bancada do PS para a área da …