Pub

O consultor, de 64 anos, é natural de São Brás de Alportel, mas trabalha e reside em Faro há mais de 36 anos, cidade em cuja autarquia já desempenhou o cargo de vereador durante o mandato do socialista João Botelheiro, na década de 1990.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2009, o partido foi a terceira força política mais votada, com 5,25 por cento dos votos, o que não permitiu eleger nenhum vereador, embora tenham sido eleitos três deputados municipais.

Em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação da sua candidatura, António Mendonça salientou que acredita que a CDU conseguirá alargar o número de votantes nas próximas eleições, para eleger pelo menos um vereador.

"O que temos feito justifica mais votos e mais eleitos", frisou, admitindo que um dos seus objetivos é a manutenção da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, a única no concelho liderada pela CDU, desde há quase 12 anos.

O engenheiro eletrotécnico afirmou ainda que não considera uma boa solução o despedimento de trabalhadores na autarquia, depois de o atual presidente, Macário Correia (PSD), ter reduzido para 800 o número de funcionários da autarquia, menos 220 do que quando foi eleito, em 2009.

"Os trabalhadores das autarquias têm que ser o melhor aproveitados possível e não podemos transformar um grande empregador no nosso concelho, que é o município, em mais um grande desempregador", criticou.

António Mendonça defendeu ainda que a CDU irá lutar para que haja mais investimento público municipal, mesmo em tempo de restrições orçamentais e perante uma dívida global da autarquia que ascende aos 80 milhões de euros.

"Nós temos que ser capazes de assumir as responsabilidades da dívida contraída em executivos antigos por má gestão dos recursos disponíveis, mas não podemos deixar de ter condições para continuar a fazer investimento", concluiu.

António Mendonça tem sido, desde o 25 de Abril de 1974, candidato em todas as eleições autárquicas, primeiro na Câmara de São Brás e, nos últimos dois anos, na Câmara de Faro.

Lusa

Pub