Breves
Inicio | Igreja | “Be.alive” no Algarve procurou levar jovens evangélicos de todo o país ao encontro com Deus

“Be.alive” no Algarve procurou levar jovens evangélicos de todo o país ao encontro com Deus

Bealive_2014
© Samuel Mendonça

Tal como Folha do Domingo tinha anunciado, realizou-se em Faro, no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, de 14 a 17 de agosto, a 4ª edição do “be.alive”, um evento promovido pela Igreja Evangélica da Ação Bíblica.

Realizado de dois em dois anos, o “be.alive” tem como objetivo levar jovens de todo o país ao encontro com Deus, como explicou a organização ao Folha do Domingo.

Possibilitando aos participantes um vasto leque de ofertas e atividades, o programa do “be.alive” divide-se então em duas dimensões: a área formativa e a área recreativa. A primeira é composta por workshops, colóquios e palestras, onde é abordado um tema atual que é discutido sob várias perspetivas. A segunda é constituída por desportos radicais, convívio, concertos, entre outras atividades.

Mário Mateus, da organização do evento realizado em colaboração com a Câmara Municipal da capital algarvia, explicou ao Folha do Domingo que a edição deste ano, sob o tema geral “Amplifica”, teve mais um dia para “abertura à cidade de Faro”. Assim, depois do primeiro dia (15 de agosto), dedicado ao tema “Amplifica a Luz”, seguiu-se a temática “Amplifica a cidade” no dia 16 de agosto. “Saímos para a rua com uma série de iniciativas evangelísticas”, contou aquele responsável, explicando que, de manhã, foi realizada uma Feira Social de Serviços, em frente ao Mercado Municipal, sobre enfermagem, saúde e bem-estar, nutrição, entre outras áreas.

“As pessoas eram convidadas, de forma gratuita, a usufruir desses serviços por profissionais de saúde e a receber alguma informação sobre os cuidados a ter com o coração, com o colesterol e com a alimentação. Na parte detrás de um folheto que recebiam encontravam informação sobre outra forma de cuidar do coração e sobre a alimentação espiritual”, acrescentou. O dia foi ainda preenchido com intervenções de rua e pequenos concertos numa carrinha que se transformava num palco.

Outra das novidades da edição deste ano foi a inclusão de concertos num palco secundário no exterior, ao final do dia, o designado palco ‘Sunset’ que foi instalado no Skate Park, junto ao pavilhão. Ali atuaram os grupos “Vencedores por Cristo”, vindos do Brasil, e os portugueses “Kiaora”. À noite, depois dos concertos principais, houve uma outra inovação com a presença de um Dj que animou as hostes com música tecno-gospel no espaço ‘Chill Out’.

Os concertos principais, no palco ‘Volume’, ficaram a cargo de Enoque Silva (14 de agosto), cantor que ficou conhecido no panorama musical cristão por acompanhar Héber Marques e atualmente ser back-vocal da banda HMB, que lançou em 2013 o seu projeto gospel a solo. Na segunda noite (15 de agosto) subiu ao palco a banda farense “Xpression Cross” que participou na edição deste ano do Festival Jota e na terceira (16 de agosto), o cantor, compositor e produtor musical David Neutel que já tinha participado em 2012.

As manhãs dos três dias foram compostas pelo espaço ‘Em Rede’, um momento de partilha de grupo em torno de temas propostos, e pelo espaço ‘Descobrindo a Bíblia’, dedicado à leitura e reflexão bíblica.

De tarde realizou-se o ‘Tempo Radical’ com a atividades lúdicas e desportivas e os workshops e os colóquios. Os primeiros foram dedicados a temas tão distintos como cake design, hip-hop, defesa pessoal, treino funcional e exercício físico, sobremesas de copo, terapia do riso, guitarra acústica, escrita criativa, auto-maquilhagem, reciclagem, reutilização e arte (“reutiliz’arte”), suporte básico de vida, composição musical e desenho/pintura.

Bealive_2014 (3)
© Samuel Mendonça

Os temas dos colóquios foram “Religiões comparáveis”, “A Bíblia: a veracidade do livro inspirado por Deus”, “Liderança e gestão de equipas”, “Coaching pessoal”, “Prosperar na adversidade”, “Geração imagem”, “Efeito borboleta: respeito vs tolerância” e “Blindness: ver sem ver”.

O “Be.alive”, que teve o último dia dedicado ao tema “Amplificar a Igreja”, contou com a participação de Marc James, pastor de uma igreja evangélica em Londres que também é músico e compositor, tendo participado no concerto de David Neutel.

Este ano, esta iniciativa contou com cerca de 450 participantes de todo o país que ficaram alojados no próprio pavilhão.

Verifique também

Bispo do Algarve visitou as paróquias da Conceição de Faro e de Pechão

O bispo do Algarve realizou de 8 a 15 deste mês a primeira visita pastoral …