Breves
Inicio | Igreja | Be@live trouxe ao Algarve protagonistas do panorama musical cristão nacional (com fotos)

Be@live trouxe ao Algarve protagonistas do panorama musical cristão nacional (com fotos)

Dois dos maiores protagonistas dos últimos tempos do panorama musical cristão nacional vieram ao Algarve no passado fim de semana para apresentar as suas novas sonoridades. Héber Marques e David Neutel estiveram presentes em Faro, no Be@live, um evento promovido pela Igreja Evangélica da Acção Bíblica em colaboração com a Câmara Municipal da capital algarvia.

O primeiro concerto, realizado na última sexta-feira (31 de agosto) no pavilhão da Escola D. Afonso III, onde decorreu o Be@live, trouxe ao palco os HMB, banda formada em 2007 de que é vocalista Héber Marques. Temas como ‘Dia D’, ‘Dia Memorável’, ‘Não me deixes partir’ ou ‘Sabe bem’, incluídos no primeiro trabalho discográfico do grupo que também esteve pela primeira vez no Algarve, revelaram a sonoridade Soul e R&B da sua música.

No concerto da segunda noite (1 de setembro), no qual foi revelado o tema ‘A Glória do Rei’ que dará título ao novo álbum de David Neutel, o autor e a sua banda interpretaram temas marcadamente pop/rock como ‘Hoje é o dia da minha vitória’ ou ‘Vestes de louvor’ do seu primeiro projecto musical, intitulado ‘P´ra além do Véu’. David Neutel apresentou ainda, durante o fim de semana um workshop sobre composição e improvisão musical.

Realizado de dois em dois anos, o Be@live tem como objectivo “reunir jovens de todo o país num só espaço para que possam ter um encontro com Deus”, como explicou à FOLHA DO DOMINGO, Mário Mateus, um dos organizadores. “A iniciativa é composta de muitas coisas, algumas delas são a «casca do ovo» que tem dentro a Palavra de Deus, os princípios cristãos e a Bíblia como aspectos nucleares”, complementou aquele responsável.

Após as anteriores edições em 2008 e 2010 também realizadas no Algarve, o Be@live deste ano, sobre o tema “Acreditas?”, foi participado por cerca de 300 jovens e adultos de vários pontos do centro e sul do país que ficaram acampados na Escola D. Afonso III ou alojados no Centro de Acampamentos de Bias da Igreja Evangélica da Acção Bíblica, em Olhão. A iniciativa, que congregou cristãos evangélicos, jovens e menos jovens, de Almada, Almodôvar, Cascais, Faro, Lisboa, Olhão e Sesimbra, voltou a ser composto de uma forte componente de formação com colóquios e workshops que procuraram levar o participante a “pensar no seu papel enquanto pessoa individual, espiritual e social”, “enquanto cidadão e sujeito activo na construção do futuro da sociedade”. Esta vertente foi complementada com celebrações e tempos de leitura, meditação e oração da palavra de Deus, com desportos e actividades radicais e com os concertos nocturnos.

Os workshops e os colóquios, que incluíram temas como ‘Cozinha criativa’, ‘Origami’, ‘Desporto aplicado’, ‘Expressão dramática’, ‘A Importância da Vida’, ‘Um Mealheiro que Resulta, ‘Ecologia e Meio Ambiente’ ou ‘O Misterioso Jesus’ foram dinamizados por 12 oradores.

O Be@live, que promete voltar em 2014, incluiu ainda o ‘Be@bus’, um serviço de transporte de participantes entre Faro e Olhão, e o ‘Be.ponto.come’, um espaço para venda de comes e bebes que a partir da meia-noite se transformava no ‘Be@chill’, uma zona onde era possível tomar um cocktail sem álcool e descontrair e conviver ao som de música ambiente. No recinto da escola foi ainda criado um ‘Oásis’, uma tenda de oração para incentivar a esta prática.

 

Samuel Mendonça

Verifique também

Conselho da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve retomou reflexão para propor linhas de ação

O Conselho da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve voltou a reunir no passado sábado …