Pub

O encontro foi anunciado pela sala de imprensa da Santa Sé, que não oferece nenhum outro detalhe, à imagem do que aconteceu em encontros passados.

De origem alemã, e nacionalidade francesa desde 1984, o irmão Alois, católico nasceu a 11 de Junho de 1954 na Baviera (tal como o Papa) e cresceu em Estugarda. Os seus pais nasceram e cresceram no que era então a Checoslováquia.

Depois de várias passagens por Taizé, ficou como voluntário, ajudando no acolhimento de jovens durante vários meses, antes de receber o hábito de oração da comunidade em 1974. Desde essa data, viveu sempre em Taizé.

Como voluntário e depois como irmão, fez inúmeras viagens aos países da Europa central e oriental, a fim de apoiar os cristãos destes países, então sob influência soviética.

De acordo com a regra de Taizé que tinha publicado em 1953, o irmão Roger, com a concordância dos irmãos, designou-o sucessor na altura do conselho dos irmãos em Janeiro de 1998. Muito cansado pelo peso da idade, o irmão Roger tinha anunciado à comunidade, em Janeiro de 2005, que o irmão Alois iniciaria este ano o seu ministério.

O irmão Roger, fundador da Comunidade, faleceu no dia 16 de Agosto de 2005, com 90 anos, assassinado durante a oração da noite.

Ecclesia 

Pub