A quase totalidade dos 367 algarvios que irão a Roma (Itália) para o Jubileu dos Jovens, de 28 deste mês a 03 de agosto, participou ontem à noite na Eucaristia de bênção e envio, presidida pelo bispo do Algarve, na Sé de Faro.

D. Manuel Quintas aproveitou a coincidência de se celebrar também a solenidade do 82º aniversário da dedicação daquela igreja-mãe da diocese algarvia para realçar o sentido de serem enviados desde aquela catedral. “Serdes enviados daqui desta catedral é como ser enviados do coração da diocese para vos dizer que não ides sozinhos. Tendes a diocese toda convosco. A diocese vai convosco”, garantiu.

Lembrando-lhes que irão também encontrar naquela “viagem enriquecedora” muitos outros jovens que não conhecem, o bispo diocese aproveitou as leituras da liturgia de ontem para lhes indicar três verbos – “acolher, escutar, servir” – que pediu para terem presentes durante a peregrinação jubilar a Roma e que disse serem a “regra de ouro do peregrino”.

“Acolher essa gente, escutar essa gente, servir essa gente porque estais unidos a eles pela mesma fé, pelo mesmo Batismo, pelo mesmo ideal para a vossa vida que é a pessoa de Jesus”, exortou, acrescentando que as propostas que irão encontrar devem ajudar a “dar um sentido mais pleno” à sua vida.

D. Manuel Quintas considerou que esse sentido é “fruto da ação de Deus” e da “presença de Cristo” na vida de cada um. “Sobretudo quando nos abrimos e não recusamos os desafios que Ele nos faz”, completou.
“Não tenhais medo de vos abrir a outros, mesmo sendo desconhecidos, porque vereis que desse escutar, acolher e servir resultará um enriquecimento mútuo”, pediu ainda.

Aquele responsável diocesano distinguiu que, embora ambos encontros de numerosa participação, uma peregrinação jubilar “não tem nada a ver com uma Jornada Mundial da Juventude”. “Estou certo de que vos vai enriquecer e que guardareis todos uma grata recordação deste encontro”, afirmou.

O bispo do Algarve advertiu ainda os jovens para a condição necessária para crescerem como discípulos de Cristo. “Só será possível se vos sentardes, como Maria, aos pés de Jesus, ou seja, se a vossa vida for impregnada por uma genuína espiritualidade eucarística”, alertou.


No final da Missa que encheu a Sé de Faro, o assistente do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve entregou a D. Manuel Quintas o kit diocesano que os peregrinos também receberam depois da celebração, composto por um saco com um caderno de notas, um baralho de cartas, uma pequena bolsa de primeiros socorros, um leque e uma pequena bandeira nacional.

Os participantes receberão também uma aplicação digital nacional para os seus telemóveis para oração diária.

A Eucaristia, que foi concelebrada por vários párocos dos jovens presentes, prosseguiu com o rito de aspersão da assembleia com a água benzida.

Antes da Missa de envio, decorreu durante a tarde no Seminário de Faro, um encontro com os peregrinos para informação dos últimos pormenores da viagem. Os jovens que irão ao Jubileu em Roma participaram no último ano em dois encontros de preparação em fevereiro e julho.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.