Inicio | Sociedade | Bispo do Algarve benzeu e presidiu à inauguração de novos equipamentos do Centro Paroquial de Vaqueiros

Bispo do Algarve benzeu e presidiu à inauguração de novos equipamentos do Centro Paroquial de Vaqueiros

Bencao_inauguracao_lavandaria_centro_paroquial_vaqueiros (15)
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve benzeu e presidiu ontem à inauguração da nova lavandaria do Centro Paroquial de Vaqueiros, um equipamento que agora foi reconstruído e equipado para servir os 50 utentes daquela instituição da serra algarvia, 40 em apoio domiciliário e os restantes no centro de dia.

Para além da lavandaria edificada foi também inaugurada uma nova despensa e um pequeno escritório, assim como o equipamento composto por uma vaporeta com ferro de engomar e estantes, mobiliário de escritório, uma impressora multifunções e 20 cadeiras geriátricas para a sala de estar dos utentes, oferecidas estas por dois particulares.

Após a missa, que teve lugar na igreja paroquial, presidida por D. Manuel Quintas, realizou-se a celebração de bênção e a visita às remodeladas instalações daquela instituição que em abril de 2015 celebrará 25 anos de vida.

Antes do almoço realizado no salão da Junta de Freguesia que concluiu a manhã, o prelado congratulou-se com o facto de o centro paroquial ter ficado apto para dar melhores condições de trabalho aos seus funcionários e servir melhor os seus utentes. “Tudo o que se possa fazer ao serviço das pessoas, acho que ninguém duvida disso. Quando se trata de servir melhor as pessoas de uma maneira muito direta, todo estamos de acordo”, afirmou D. Manuel Quintas, sublinhando aquele como o primeiro ato da celebração das bodas de prata.

O presidente da instituição justificou as obras de construção e a aquisição de equipamentos com vista a um melhoramento da “capacidade de trabalho” dos seus trabalhadores e ao “conforto” dos seus utentes. “A opção entre o arriscar e ter melhor condições ou nada fazer e ver degradar-se o património e nunca beneficiar de equipamentos adequados à atividade que desenvolvemos, fez com que fizéssemos esta opção”, explicou o diácono Albino Martins, considerando que, para o Centro Paroquial de Vaqueiros, “entidade com limitações financeiras”, a mesma representou um “desafio”.

“Tanto se fez ao longo de 24 anos, mas há tanto por fazer, desde o que não ficou concluído ao que importa hoje adaptar para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos. Queremos uma instituição, cada vez mais, sólida e interventiva na nossa freguesia de Vaqueiros e em todo o concelho de Alcoutim”, referiu, acrescentando que as portas da instituição “têm de estar sempre abertas, pois deste modo, mesmo que o vento mais furioso entre por elas, nunca logrará quebrá-las”. “O caminho feito nos últimos anos reforçou-nos como instituição graças ao espírito de missão, rigor e busca de estabilidade e consolidação”, completou, apontando à “igualdade de oportunidade e melhoria dos serviços prestados à população” de Vaqueiros.

O padre Alberto Teixeira, pároco da paróquia de Vaqueiros, destacou que o centro paroquial concretiza a palavra de Jesus no apoio aos mais débeis e o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, também presente na inauguração – que contou igualmente com a presença do padre Flávio Martins, anterior pároco daquela comunidade, e com o padre David Sequeira, pároco aposentado de Tavira –, reconheceu que aquele equipamento “veio melhorar significativamente a qualidade do trabalho das pessoas que dão o seu melhor para tornar melhor os dias daqueles que são os utentes”.

Aquela obra e a aquisição de equipamentos resultaram de uma candidatura ao PRODER –  Programa de Desenvolvimento Rural no valor de cerca de 70 mil euros, comparticipado a 75% por aquele instrumento de apoio financeiro, apresentada com o apoio técnico da Associação Terras do Baixo Guadiana, e tiveram ainda a comparticipação do município.

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …