Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve inicia no próximo domingo, 1 de março, a quarta e última visita pastoral deste ano de 2014/2015. D. Manuel Quintas visita até ao dia 15 de próximo mês as paróquias de São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves, entregues aos cuidados dos padres Carlos de Aquino e Vasco Figueirinha.

Na primeira semana, o prelado visitará a paróquia de Silves e, no domingo, a visita tem início de manhã com as celebrações da eucaristia às 10.15h na Sé de Silves, sede da paróquia, às 12h no Enxerim e às 16h no Poço Barreto.

Ao longo da semana, e segundo o programa (ver abaixo) a que Folha do Domingo teve acesso, o bispo diocesano encontrar-se-á com a comunidade das irmãs do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, com as comunidades cristãs da Capela dos Mártires, da Estação, do Falacho e da Pedreira.

D. Manuel Quintas visitará ainda a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, o Centro de Proteção de Crianças e Jovens em risco, o posto da GNR, as escolas (EB1, EB2.3 e Secundária), a instituição “Amigo dos Pequeninos”, a ALICOOP – Centro de distribuição alimentar, a Quinta Pedagógica, o Centro de Saúde, os Cuidados Continuados, a Creche e o Lar da Santa Casa da Misericórdia, o estabelecimento prisional, os Bombeiros Voluntários e o agrupamento do Corpo Nacional de Escutas.

Na segunda semana, o bispo do Algarve visitará as paróquias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, começando por presidir, no dia 8 de março, à eucaristia, às 11.30h, em São Bartolomeu de Messines e, às 15.30h, em São Marcos da Serra.

Ao longo da semana encontrar-se-á com as comunidades cristãs da Azilheira, de Messines de Baixo, do Poço do Gueino, da Perna Seca e dos Calvo e visitará as Juntas de Freguesia, os bombeiros, o lar de idosos, o centro de dia, a Casa do Povo, a Casa Museu João de Deus, as escolas (EB1 e EB2.3),

Nas três paróquias, D. Manuel Quintas visitará ainda os doentes e reunir-se-á ainda com os Conselhos Pastorais e Económicos, catequistas e restantes agentes (leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão ou cantores), assim como com os destinatários da pastoral como os crismandos, as crianças da catequese, seus pais e restantes adultos.

O bispo do Algarve encontrar-se-á ainda com a Cáritas Paroquial e movimentos eclesiais como os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo, da LIAM – Liga Intensificadora da Ação Missionária, do Apostolado de Oração e do Rosário Perpétuo e presidirá à celebração da eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Programa da visita pastoral

Pub