Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve presidiu à inauguração e bênção do Centro Paroquial de Olhos d’Água

Bispo do Algarve presidiu à inauguração e bênção do Centro Paroquial de Olhos d’Água

Inauguracao_centro_paroquial_olhos_d_agua (28)
Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve presidiu na passada terça-feira à bênção e inauguração do Centro Paroquial de Nossa Senhora da Fátima nos Olhos d’Água, em Albufeira.

Implantado num terreno com cerca de 5.000 metros quadrados, doado em 2009 pela Câmara de Albufeira, o novo edifício inclui um salão polivalente para a celebração da eucaristia que aquela comunidade deixou de celebrar no rés-do-chão de um prédio.

Recorde-se que aquela comunidade da paróquia de Albufeira começou por celebrar a fé num salão de baile, depois num restaurante, passando por salões e salas cedidas gratuitamente pelos seus proprietários.

Inauguracao_centro_paroquial_olhos_d_agua
Foto © Samuel Mendonça

O novo centro paroquial é composto por dois pisos e a primeira fase da obra, para além do salão polivalente e da capela do Santíssimo Sacramento, deixou ainda, no piso inferior, a estrutura preparada para uma fase posterior que incluirá a criação de salas para reuniões, para a catequese ou para os escuteiros. “Toda a estrutura está preparada e quando houver necessidade e apoios iremos por aí”, explicou o pároco, cónego José Rosa Simão, ao Folha do Domingo, acrescentando que a restante parte do terreno será para a construção da igreja.

Na inauguração, que teve início com uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima desde o antigo local de culto e prosseguiu com a celebração da eucaristia, o prior destacou o crescimento daquela extensa freguesia de Albufeira que se estende de Vilamoura até à praia de Santa Eulália. “Esta freguesia cresce de dia para dia. Ocupa em área quase metade de toda freguesia de Albufeira”, afirmou, lembrando os 13 lugares “um pouco dispersos” que compõem os Olhos d’Água.

Inauguracao_centro_paroquial_olhos_d_agua (1)
Foto © Samuel Mendonça

“Estou muito contente por Deus me ter dado a graça de poder estar aqui hoje convosco a celebrar este dia”, acrescentou o pároco.

Considerando o novo espaço de culto mais acolhedor e mais apelativo por ser mais central, o bispo do Algarve agradeceu ao cónego José Rosa e a todos quantos colaboraram com ele. D. Manuel Quintas exortou à continuação da obra. “Temos de olhar ao longe, apoiados sempre na força que nos vem de Deus e também na força mútua”, afirmou.

Lembrando a passagem por ali da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em dezembro do ano passado que “deu uma força muito grande”, o prelado destacou o facto de aquela inauguração ocorrer já no contexto das celebrações do centenário das aparições em Fátima que irão decorrer no próximo ano. “Vamos falar muito da mensagem de Fátima. E não é só falar. Queremos conhecer melhor para poder viver melhor a mensagem que Maria nos deixou”, afirmou.

A obra agora inaugurada, que teve início em junho do ano passado, custou quase 500 mil euros, estando pago apenas 10% desse valor.

Inauguracao_centro_paroquial_olhos_d_agua (31)
Foto © Samuel Mendonça

A celebração da inauguração contou com a participação de vários sacerdotes e diáconos da diocese algarvia e de outras dioceses e com a presença do antigo futebolista internacional português Sérgio Conceição, atual treinador de futebol.

Verifique também

Conferências vicentinas do Algarve reuniram-se em Tavira em assembleia geral

As conferências do Conselho Central do Algarve da Sociedade de São Vicente de Paulo voltaram …