O bispo do Algarve vai manifestar o seu apoio à comunidade ucraniana algarvia no dia de Natal.
D. Manuel Quintas marcará presença na Eucaristia do dia 25 de dezembro que aqueles cristãos de tradição bizantina celebrarão na igreja de Santo António do Alto, em Faro, pelas 10h30.
Recorde-se que, logo após o início da guerra, o bispo do Algarve uniu-se a uma vigília de oração em Faro promovida em parceria com a Igreja Greco-Católica Ucraniana. Já este mês, o D. Manuel Quintas anunciou que a Diocese do Algarve terá um contributo solidário de Natal com a arquidiocese de Kiev, para responder a um pedido que o arcebispo-mor de Kiev, D. Svyatoslav Schevchuck, fez à Conferência Episcopal Portuguesa.
A Igreja Greco-Católica Ucraniana em Portugal – que tal como outras Igrejas de rito bizantino celebrava o Natal, segundo o calendário juliano, a 7 de janeiro – passou a assinalar a festa no mesmo dia do ocidente, ou seja, no dia 25 de dezembro, segundo o calendário gregoriano. A decisão pretende marcar uma clara posição de independência e autonomia em relação à Igreja Ortodoxa russa, concretamente ao Patriarcado de Moscovo que tem apoiado a invasão da Ucrânia.
Embora ambos cristãos, as diferenças entre greco-católicos e ortodoxos são evidentes. Enquanto os católicos de tradição bizantina estão ligados a Roma, tal como os cristãos ocidentais, os ortodoxos seguem as orientações de Moscovo.
Tal como os ocidentais, também os católicos de rito bizantino celebrarão então a consoada na véspera do dia de Natal, 24 de dezembro, e a própria solenidade do Natal no dia seguinte.
Assim, no Algarve, os cristãos greco-católicos ucranianos participarão na Eucaristia do dia 25 de dezembro, pelas 7h, na igreja de Santa Ana em Albufeira e, pelas 10h30 na igreja de Santo António do Alto, em Faro. As Missas serão presididas pelo padre Oleg Trushko, o único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no Algarve.
Diocese do Algarve anuncia contributo solidário de Natal com a arquidiocese ucraniana de Kiev