Inicio | Sociedade | Câmara de Albufeira instala ninhos de aves para controlar lagarta do pinheiro

Câmara de Albufeira instala ninhos de aves para controlar lagarta do pinheiro

Lagarta_pinheiroA Câmara de Albufeira está a instalar ninhos em jardins públicos e escolas para tentar atrair chapins, pássaros que se alimentam da lagarta do pinheiro, uma forma biológica de controlar a proliferação da processionária.

Segundo o vice-presidente da autarquia, José Carlos Rolo, a processionária (conhecida como lagarta do pinheiro) é uma ameaça para a saúde pública devido à ação urticante dos seus pelos, que podem provocar reações alérgicas na pele, nos olhos e no aparelho respiratório.

Os ninhos artificiais para atrair os chapins começaram a ser instalados em novembro nos pinheiros de algumas escolas e jardins públicos de Albufeira, mas a autarquia espera, numa primeira fase, instalar cerca de 40 ninhos, a fim de se evitar o abate dos pinheiros.

“É um processo longo, em que temos de ser muito pacientes”, admitiu aquele responsável, sublinhando que ainda não se sabe se a experiência vai ter sucesso, devendo haver resultados mais concretos durante a primavera, que é também a época em que surgem as lagartas.

Uma das ideias da autarquia é que, nas escolas, o projeto conte também com a participação dos alunos, convidados a registar num caderno as movimentações das aves, embora esteja também a ser equacionada a instalação de câmaras de microfilmagem para monitorizar a situação.

A processionária é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros que pode, em determinados estádios do seu desenvolvimento, provocar danos nas árvores e graves problemas de saúde em humanos e animais domésticos, quando se situam perto de locais habitados ou frequentados pela população.

O projeto resulta de uma parceria entre os serviços de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes e o Parque Natural da Ria Formosa.

Os estabelecimentos de ensino, hoteleiros ou outros interessados em aderir ao projeto devem contactar aqueles serviços da Câmara de Albufeira.

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …