Inicio | Política | Câmara de Aljezur vai gerir orçamento de 11,6 milhões em 2018

Câmara de Aljezur vai gerir orçamento de 11,6 milhões em 2018

A Câmara Municipal de Aljezur dispõe para 2018 de um orçamento global de 11,6 milhões de euros, definindo como prioridades a ação social, a educação e a dinamização económica, foi hoje anunciado.

A proposta das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2018 apresentada pelo executivo liderado pelo socialista José Amarelinho, foi aprovada na Assembleia Municipal com os votos favoráveis do PS e do movimento Unidos pelo Rogil, a abstenção da CDU e os votos contra da Coligação Juntos Por Aljezur (PPD/PSD/CDS-PP/MPT).

Segundo o documento, as respostas sociais estão nas prioridades para o próximo ano, com a manutenção e desenvolvimento de todas as parcerias de apoio à infância, terceira idade e aos mais desfavorecidos.

Para a autarquia, as instituições de solidariedade social do concelho, são uma peça fundamental junto das famílias, daí manter a disponibilidade “para conceder os apoios que venham a ser necessários, com vista à manutenção das respostas sociais”.

No setor da educação, a autarquia pretende reforçar os apoios, estendendo a oferta dos manuais escolares a todo o ensino secundário, à semelhança do que acontece com o ensino básico.

A área da saúde será também reforçada, estando prevista a implementação de uma Unidade Móvel, em parceria com a Administração Regional de Saúde, que irá aumentar os serviços e cuidados de saúde, como também o acompanhamento médico e social a munícipes que regularmente não podem deslocar-se ao centro ou extensão de saúde.

Em termos de obras, os investimentos englobam a construção do Parque Verde da Ribeira de Aljezur, do passadiço pedonal da Ribeira de Aljezur, o futuro edifício dos Paços do Concelho e o mercado municipal e a requalificação da escola da Carrapateira, bem como o projeto de acessibilidade pedonal do miradouro da Praia de Odeceixe e a requalificação urbana da localidade de Maria Vinagre.

O documento define ainda uma verba de 100 mil euros para o início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal do município de Aljezur.

“O orçamento para 2018 mantém o rigor da gestão financeira, de resposta às principais necessidades da população e com um olhar para o desenvolvimento económico”, sustenta o município.

Verifique também

Parlamento rejeita fim de portagens na Via do Infante

A Assembleia da República rejeitou hoje, com votos contra de PS e PSD, quatro projetos …