Breves
Inicio | Política | Câmara de Faro aprova orçamento de 46,5 milhões de euros para 2020

Câmara de Faro aprova orçamento de 46,5 milhões de euros para 2020

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Câmara de Faro aprovou o orçamento municipal para 2020, no valor de 46,5 milhões de euros, mais 6,8 milhões do que este ano, dando prioridade ao investimento e aos apoios sociais, foi hoje anunciado.

O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2020 do município de Faro, presidido por Rogério Bacalhau (PSD), foram aprovados, por maioria, em reunião de câmara, com os votos a favor dos cinco eleitos pela coligação PPD/CDS-PP/MPT/PPM e a abstenção dos quatro vereadores do PS.

De acordo com os números avançados pela autarquia, para o próximo ano está orçamentada uma verba de cerca de 2,7 milhões de euros para cinco obras fundamentais: a terceira circular, o centro de recolha oficial, a mata do liceu, a Alameda João de Deus e o Centro Cultural de Bordeira.

Segundo a autarquia, outro investimento significativo, de 1,3 milhões de euros, está destinado ao reforço das competências das freguesias, que vão passar a assumir integralmente a manutenção de caminhos e de espaços verdes.

As prioridades para o próximo ano passam igualmente por um maior investimento nas funções sociais e na educação, onde se incluem o transporte escolar para todos os alunos dos ensinos básico e secundário que residam a mais de três quilómetros dos estabelecimentos de ensino, os apoios na aquisição do material escolar e refeições.

O plano prevê ainda investimentos para dotar o parque municipal de mais oferta em habitação social, com intervenções dos projetos dos Braceais, de realojamento no Montenegro e na Rua Ludovico Menezes.

Na educação, está prevista a construção de uma nova escola do 1.º ciclo, três salas do pré-escolar na EB 2/3 D. Afonso III e a requalificação da EB1/JI de Estoi.

Segundo a autarquia, o ambiente, o desporto e a cultura são outros setores que “vão ter um incremento importante em 2020”, com a substituição, por sistema “led”, de todas as iluminarias do espaço público, e a requalificação de equipamentos e infraestruturas desportivas.

De acordo com o presidente da Câmara de Faro, citado numa nota enviada à Lusa, este é um “orçamento credível, bem guarnecido e ambicioso (…) e aponta atenções às gerações futuras, através de uma educação que prioriza o bem-estar das crianças e das suas famílias, com incentivos especiais a quem deles mais precisa”.

Segundo o documento, os valores para o investimento vão ser aumentados após a revisão orçamental, aquando da incorporação do saldo de gerência.

O orçamento e as GOP do município de Faro para 2020 vão ser sujeitos à aprovação da Assembleia Municipal, órgão onde PS, CDU, BE e PAN detêm a maioria dos eleitos.

Verifique também

Câmara de S. Brás de Alportel aprova orçamento de 13,5 milhões de euros para 2020

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou um orçamento municipal de 13,5 milhões de …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.