Pub

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Câmara Municipal de Lagoa deliberou aprovar, em reunião no dia 28 de agosto passado, um voto de louvor ao padre Domingos da Silva Fernandes, pároco da paróquia do Parchal e do vicariato da Mexilhoeira da Carregação, que celebrou 50 anos de ordenação sacerdotal no dia 15 do mês passado.

“A Câmara deliberou por unanimidade aprovar o seguinte voto de louvor ao Padre Domingos da Silva Fernandes, pelo exemplo de serviço como Prior Paroquial no Concelho de Lagoa, durante 28 anos, nomeadamente na Paróquia de Santiago de Estômbar, incluindo a Mexilhoeira da Carregação e no Vicariato de S. Francisco de Assis do Parchal, recentemente elevado a Paróquia por seu impulso”, escreveu a autarquia em informação à qual Folha do Domingo teve acesso.

O município explica ainda que o voto em causa pretende “evidenciar o exemplo de vida de serviço do Padre Domingos da Silva Fernandes e a sua entrega incondicional em prol das comunidades do Concelho de Lagoa onde tem servido, onde tem tido oportunidade de exercer ação pastoral, cívica e humana, bem como o seu papel de grande desenvolvimento social e cívico no Movimento Escutista do CNE a vários níveis, tendo sido decisivo na criação de Agrupamentos em Mexilhoeira da Carregação e Parchal, bem como na edificação das respetivas sedes”.

A Câmara de Lagoa, destacando que o sacerdote teve também “uma vida dedicada ao Ensino”, considera ainda “dignos de realce o seu esforço e participação ativa em prol da construção da Igreja e do Centro Social e Infantário da Mexilhoeira da Carregação, os melhoramentos na Igreja Matriz de Estômbar e o Centro Paroquial do Vicariato do Parchal, a modernização da respetiva Igreja e o impulso para a criação da nova Paróquia de S. Francisco de Assis do Parchal bem como a defesa intransigente do Património da Paróquia”.

Natural da freguesia de Touguinha, Vila do Conde, onde nasceu em 1941, o padre Domingos Fernandes, pertence à Arquidiocese de Braga, mas veio para o Algarve a 5 de outubro de 1968, depois de ordenado.

Pub