Breves
Inicio | Política | Câmara de S. Brás de Alportel aprova orçamento de 13,5 milhões de euros para 2020

Câmara de S. Brás de Alportel aprova orçamento de 13,5 milhões de euros para 2020

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou um orçamento municipal de 13,5 milhões de euros para 2020, ligeiramente superior ao deste ano, fixado em 12,9 milhões de euros, foi hoje anunciado.

A proposta de orçamento apresentada pelo executivo liderado por Vítor Guerreiro (PS), foi aprovada, em 26 de novembro, pela Assembleia Municipal, com os votos a favor da bancada do PS, a abstenção dos membros eleitos pela CDU e PPD/PSD e o voto contra do CDS/PP.

Em comunicado, o município adianta que o orçamento para o próximo ano visa reforçar o investimento na educação e no apoio às famílias, mantendo a prioridade na área da Proteção Civil e na aposta na competitividade e atratividade do concelho, através do planeamento e valorização do território, nomeadamente, para promover o turismo.

Uma das maiores fatias de investimento destina-se a projetos de desenvolvimento económico no concelho, que contemplam uma verba de 1,3 milhões de euros e que inclui, entre outros, a obra do novo parque de autocaravanismo, já em curso, a Oficina das Artes, um projeto de turismo acessível num antigo lagar de azeite e o Parque Aventura, no espaço da Fonte Férrea.

O abastecimento de água e saneamento, numa altura em que o Algarve atravessa uma situação de seca severa, conta com uma verba de 1,2 milhões de euros, que visa garantir as despesas com abastecimento de água e tratamento de águas residuais e, ainda, adquirir novos equipamentos e ampliar a rede de esgotos.

A área do ordenamento do território e renovação urbana conta com uma verba que ronda os 900.000 euros, que vai permitir concluir a revisão do Plano Diretor Municipal, executar o novo terminal rodoviário, no valor de 495.000 euros, requalificar o troço Sul da Avenida da Liberdade e arrancar com o projeto de renovação do centro urbano.

Já na área da educação, estão previstos investimentos de 700.000 euros, que incluem a aquisição de mais um autocarro para o transporte escolar e o arranque do projeto de ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de São Brás de Alportel, bem como a conclusão do projeto de melhoria das escolas.

Para a área da segurança, proteção civil e combate a incêndios rurais, a autarquia vai contar em 2020 com uma verba que excede os 500.000 euros, um montante “muito significativo que integra um diversificado conjunto de trabalhos e parcerias com diversas entidades”, lê-se na nota.

O ambiente e a valorização de resíduos têm garantida uma verba de mais de 300.000 euros que, segundo a autarquia, vai permitir prosseguir com os trabalhos de manutenção de parques, jardins e espaços verdes públicos, estando também prevista a ampliação da rede de contentores e equipamentos de recolha de resíduos.

O orçamento do próximo ano para São Brás de Alportel tem também inscrita uma verba de 600.000 euros que será repartida, em partes iguais, pelas áreas da cultura, dinamização cultural e do desporto.

O setor da ação social e da habitação vai também beneficiar de aproximadamente 200.000 euros de investimento municipal, através de projetos como o “Mão Amiga”, de apoio à melhoria de habitações de famílias carenciadas, da dinamização da Loja Social e do Fundo Social de Emergência.

Para 2020, o município de São Brás de Alportel contará ainda com uma verba de 63.000,00 euros para investir na pavimentação e reparação da rede viária.

“Uma estratégia de investimento, definida no presente, a pensar no futuro, que assenta no rigor e na responsabilidade, e que coloca as famílias no centro das decisões, numa aposta na qualidade de vida e na sustentabilidade”, conclui o presidente, Vítor Guerreiro, citado no comunicado.

Verifique também

Busto de libertador da Argentina vai ser colocado em praça do concelho de Loulé

A Câmara de Loulé vai colocar, numa praça do concelho, um busto em pedra de …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.