Breves
Inicio | Política | Câmara volta a abrir passagem de nível devido a problemas com passagem de tratores e camiões

Câmara volta a abrir passagem de nível devido a problemas com passagem de tratores e camiões

Em comunicado, a autarquia informa que solicitou à REFER a reabertura provisória daquela passagem de nível a norte da cidade de Faro, até que se concretizem em definitivo as soluções alternativas, pelo que, anuncia, a circulação está agora restabelecida.

A autarquia recorda que existem compromissos desde 1998 com aquela empresa pública com vista ao encerramento desta passagem de nível.

Em declarações à Lusa, o presidente do município, Macário Correia, explicou entretanto que o encerramento do final da semana passada se deveu, em parte, ao facto de a REFER ter presumido que as duas empresas agrícolas existentes no local não tinham terrenos de ambos os lados da via férrea e, portanto, não tinham que atravessar a linha.

"Os veículos ligeiros não têm qualquer dificuldade, porque podem dar a volta pela estrada do aeroporto ou pela outra passagem de nível. O problema põe-se com a passagem de camiões e de tratores", disse, concretizando que no caso das máquinas agrícolas "só podem circular em estradas nacionais com pirilampos e outros elementos de identificação" que não possuem.

Por outro lado, segundo Macário Correia, autarquia e empresa presumiram que o problema poderia ser resolvido com um pontão existente próximo da passagem, que contudo se mostrou exíguo para as caraterísticas dos veículos em causa.

O autarca disse que nos primeiros dias os engenheiros da REFER e do município estudarão alternativas que permitam o fecho definitivo.

Na segunda-feira, a Câmara de Faro justificou o encerramento da passagem de nível com a diminuição dos fatores de risco para as populações, embora reconhecendo, na altura, ter que melhorar os acessos alternativos.

O autarca tinha dito na terça-feira à Lusa que “a câmara e a REFER já realizaram obras na Rua Rocheta Cassiano para criar alternativas”, reconhecendo que estavam ainda em análise outros acessos para "reduzir o impacto do encerramento da passagem de nível junto das populações”.

Lusa

Verifique também

Câmara de Loulé faz proposta para limitar urbanismo em zona central de Quarteira

O executivo camarário de Loulé vai propor, na reunião de hoje, a criação de uma …