Pub

DeficienciaA associação EXISTIR, dedicada a apoiar pessoas portadoras de deficiência e economicamente desfavorecidas, está a organizar uma caminhada em Loulé com vista à angariação de fundos, disse à Lusa Patrícia Madeira, uma das organizadoras.

O evento “Eu existo – Road & Trail” está marcado para as 08:30 de 14 de setembro, junto ao Monumento Engenheiro Duarte Pacheco, e é dirigido a toda a população, sendo possível escolher o percurso de cinco quilómetros ou os percursos de 15 e 35 quilómetros.

Cada inscrição custa três euros, valor que ajudará a associação a criar respostas ajustadas às populações portadoras de deficiência e cidadãos e famílias em situação de carência económica e social do Algarve.

Nas instalações daquela associação, localizada em Loulé há quase 20 anos, funciona uma unidade de reabilitação e formação profissional que conta atualmente com cerca de 40 utentes, um centro de atividades ocupacional laboral que tem 32 utentes, um centro de atividades de tempos livres e um banco solidário que apoia cerca de 400 agregados familiares, explicou Patrícia Madeira.

O banco solidário é composto por um banco alimentar, dinamizado em conjunto com o Banco Alimentar do Algarve, um banco de móveis e um banco de roupa, serviços dirigidos à população carenciada.

“No contexto atual de crescente austeridade económica e financeira, é necessário que as instituições de solidariedade se preparem para responder ao aumento significativo das solicitações que lhe são dirigidas, não obstante a redução dos recursos financeiros que lhe são disponibilizados”, explica a direção, num comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Loulé.

À Lusa, Patrícia Madeira explicou que os donativos de empresas têm diminuído e que a EXISTIR funciona com apoios do Estado.

Além desta caminhada, está previsto para 05 de outubro o terceiro passeio de cicloturismo e a associação tem em curso uma campanha de angariação de material reciclado que depois é convertido em alimentos que são entregues à população carenciada.

com Lusa

Pub