Breves
Inicio | Sociedade | Caminheiros e Companheiros do CNE realizaram Encontro Regional em Quarteira

Caminheiros e Companheiros do CNE realizaram Encontro Regional em Quarteira

Encontro_regional_caminheiros_2014 (5)
© Samuel Mendonça

Realizou-se no último sábado o Encontro Regional de Caminheiros e Companheiros, (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo) dos diversos agrupamentos algarvios do Corpo Nacional de Escutas (CNE) com a participação de 99 elementos, incluindo 15 dirigentes.

A iniciativa, que se realizou em Quarteira promovida pelo Departamento da IV Secção da Junta Regional do Algarve do CNE, teve início na Praça do Mar com uma dinâmica de acolhimento que evocou a mística daquele encontro escutista – a lenda sobre uma moura encantada em Quarteira – e que consistia na construção de um peixe com tiras de papel.

Após a divisão por grupos (clãs), Caminheiros e Companheiros realizaram um percurso até ao Centro Paroquial de Quarteira com dois momentos de reflexão pelo caminho sobre a referida lenda. Os participantes foram convidados a refletir sobre qual a sua reação quando abordados por alguém desconhecido e qual o espaço que dão aos outros.

Chegados ao centro paroquial partilharam a conclusão das reflexões individuais num momento de plenário.

Depois do almoço-convívio, de entre as propostas de cada agrupamento presente para imaginário do próximo Dia de São Paulo (patrono dos Caminheiros e Companheiros), a realizar-se de 23 a 25 de janeiro de 2015, foi eleita a mais votada.

O último momento do dia consistiu na revisão da ‘Carta de Clã’, um documento no qual Caminheiros e Companheiros estabelecem anualmente os objetivos que se propõem cumprir. Depois de revista, a carta de intenções foi assinada por todos.

Atualmente, o movimento escutista conta com mais de 25 milhões de elementos no ativo, dispersos por 216 países do mundo. O CNE foi fundado no dia 27 de maio de 1923, por ação de D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e está atualmente presente em todas as dioceses de Portugal, registando um efetivo de 73.000 associados (59.000 crianças e jovens e 14.000 adultos), sendo que no Algarve são cerca de 2.200 elementos pertencentes a 32 agrupamentos, com cerca de 155 Caminheiros e Companheiros no total.

Verifique também

Fogo em Tavira obriga a cortar Via do Infante, mas trânsito já reabriu

Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona da Eira da Palma, em Tavira, no Algarve, …