Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Caminho para Santiago de Compostela marcado desde Faro a Almodôvar

Caminho para Santiago de Compostela marcado desde Faro a Almodôvar

O Caminho Central Português para Santiago de Compostela desde Faro está assinalado com as tradicionais setas amarelas até Almodôvar desde o passado dia 5 deste mês.

O reconhecimento do trajeto, iniciado em julho do ano passado pela Associação Espaço Jacobeus, que já tinha sido feito até Salir, prosseguiu agora com a colaboração do Grupo de Voluntários do Caminho de Santiago no Algarve.

A associação salienta a “valentia” com que aqueles voluntários “continuaram a conquistar a cordilheira que separa o Algarve do Alentejo”. “Em condições adversas de chuva e vento constantes, mas com a passada de quem tem um destino bem definido e um caminho bem traçado, atravessaram cursos de água e marcaram os desvios necessários para a época de cheias, nomeadamente na Ribeira do Vascão”, testemunha.

A terceira e quarta etapas do Caminho Central Português, entre Salir e Almodôvar, com um total aproximado de 50 quilómetros, contaram com o descanso intermédio no Ameixial, onde o Grupo de Voluntários se abasteceu e pernoitou no Albergue da Junta de Freguesia de Ameixial, considerado por Susana Sousa, da Associação Espaço Jacobeus, como caso de boa prática a seguir, pelas excelentes instalações. “O alojamento é muito importante para os peregrinos, pois precisam de repor energias para seguir viagem no dia seguinte. E não pode ser muito caro, porque um peregrino de longa distância, aquele que se desloca de Faro a Santiago de Compostela, por exemplo, pode chegar a passar em média uns 40 dias fora de casa. Tudo o que for acima dos 15 euros é caro”, realça aquela responsável.

A sinalização destas duas últimas etapas contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Ordem Franciscana Secular de Faro, do Grupo de Caminhadas Algarvio Escalfadinhos Marafados e do Festival de Caminhadas do Ameixial.

A iniciativa foi preconizada no âmbito da dissertação do mestrado de Susana Sousa, aluna da Universidade do Algarve, e alavancado pela delegação de Faro da Associação Espaço Jacobeus, com a colaboração do Festival de Caminhadas do Ameixial e do Grupo de Caminhadas Algarvio Escalfadinhos Marafados.

A quarta etapa, entre Ameixial e Almodôvar, voltará a ser percorrida no próximo dia 29 de abril, aberta ao público da edição do Festival das Caminhadas do Ameixial 2017. O grupo participante entrará em Almodôvar pela Rua do Algarve em direção à igreja de Santo Ildefonso e será recebido no Museu da Escrita do Sudoeste a partir das 15.30h.

Os interessados no Caminho de Santiago podem participar no grupo aberto ao público que reúne na igreja de São Francisco, em Faro, na segunda quarta-feira de cada mês, entre as 19h e as 20h.

Verifique também

Diocese do Algarve realizou formação sobre o Advento e o Natal para coros litúrgicos

A Diocese do Algarve iniciou no passado sábado uma formação para os coros litúrgicos destinada …