Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Capelinha dedicada a Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no Carmelo algarvio

Capelinha dedicada a Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no Carmelo algarvio

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A comunidade algarvia das irmãs Carmelitas Descalças e a comunidade de São Paulo da paróquia de São Pedro de Faro construíram uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima que foi benzida e inaugurada no passado sábado à noite, ainda no contexto do Centenário das Aparições.

A capelinha com as imagens de Nossa Senhora e dos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco foi construída num espaço exterior, junto a algumas salas que são utilizadas para a catequese da comunidade de São Paulo, nas traseiras do Carmelo do Patacão (concelho de Faro) onde as religiosas estão sedeadas.

Foto © Samuel Mendonça

Uma das irmãs carmelitas explicou ao Folha do Domingo que a pequena capela foi edificada no lugar onde já tinha estado uma imagem de Nossa Senhora. “No ano mariano de 1988 fizemos uma homenagem a Nossa Senhora com as crianças da catequese e os seus pais e colocámos aqui a sua imagem que acabou por se partir com o passar do tempo. Este ano, assinalando-se o centenário e a canonização de Jacinta e Francisco, pensámos não deixar mais tempo sem voltar a colocar aqui a imagem de Nossa Senhora”, explicou a religiosa.

Foto © Samuel Mendonça

As quatro esculturas foram oferta de uma particular e a imagem da azinheira, pintada em azulejos que lhes serve de fundo, foi realizada por um artista de Almancil a pedido da comunidade carmelita.

Foto © Samuel Mendonça

A obra, que incluiu o ajardinamento do espaço envolvente, foi realizada pelos próprios pais das crianças da catequese e pelos membros da comunidade de São Paulo que também colaboraram nas suas despesas.

Foto © Samuel Mendonça

No sábado, na celebração da bênção e inauguração, o cónego Carlos César Chantre, pároco local, agradeceu à comunidade das religiosas, aos catequistas e aos pais dos catequizandos por terem criado “mais um cantinho especial” no Carmelo algarvio. “Que cada um, ao passar por aqui, reze uma Avé-Maria ou um Pai Nosso”, pediu o sacerdote.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Verifique também

Diocese do Algarve realizou formação sobre o Advento e o Natal para coros litúrgicos

A Diocese do Algarve iniciou no passado sábado uma formação para os coros litúrgicos destinada …