Pub

A Cáritas Paroquial da matriz de Portimão já está neste momento a prestar ajuda a 902 pessoas com alimentação mensal, para além das cerca de 60 refeições servidas todos os dias.

A paróquia da matriz de Portimão garante que “nunca tal se tinha verificado, mesmo na anterior crise” e considera “preocupante” o número crescente de pedidos de apoios. “Se é assim no final do verão, como será no inverno? Aproximam-se tempos difíceis, em que somos chamados a uma sensibilidade ainda maior para sermos uma presença do cuidado de Deus na vida de quem precisa”, refere a comunidade paroquial.

A presidente da Cáritas Paroquial da matriz de Portimão, Maria Manuela Santos, também já confessou a sua apreensão perante os próximos meses, lembrando que em fevereiro passado havia apenas 187 famílias beneficiadas pela instituição.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Com cerca de 90 voluntários, dos 8 aos 80 anos, a Cáritas paroquial tem diversas valências, entre as quais os bancos de alimentos e de roupas, bem como o refeitório social, que fornece as tais 60 refeições diárias, de segunda a sexta-feira. Para além disso, conta com a Loja Social, onde vários bens doados à instituição são colocados a venda, revertendo as receitas para despesas de manutenção.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No mês passado, a Cáritas da Matriz de Portimão criou uma nova valência, uma Barbearia Social que resultou de um projeto que venceu no ano passado a primeira edição do Prémio Municipal de Voluntariado.

A Barbearia Social destina-se a pessoas com necessidades e a sem-abrigo, a custo zero, devendo os utilizadores estar inscritos na Cáritas ou noutra instituição sem fins lucrativos da Rede de Emergência Social de Portimão.

Durante o tempo de confinamento, a Cáritas Paroquial e os escuteiros do Agrupamento 159 do Corpo Nacional de Escutas permaneceram sempre ao serviço dos mais vulneráveis. Os voluntários da Cáritas permitiram que a cantina social continuasse a funcionar, assim como o banco de alimentos, de roupas e de diferentes ajudas.

Barbearia da Cáritas da Matriz de Portimão já funciona para elevar a autoestima de quem precisa

Pub